segunda-feira, 26 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • TVIU!
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • TVIU!
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

PF investiga lavagem de dinheiro no Rio e prende Márcio Canella após apreensão de fuzil

Sexta fase da Operação Unha e Carne mira rede de postos de combustíveis, agentes públicos e suspeita de movimentação bilionária na Região Metropolitana do Rio.

redacao Por redacao
08/07/2026 - 21:04 - atualizado em 26/10/2026 - 19:21
em TVIU!
A A
Compartilhar:

A Polícia Federal prendeu em flagrante o ex-prefeito de Belford Roxo e presidente do União Brasil no Rio de Janeiro, Márcio Canella, durante a sexta fase da Operação Unha e Carne, deflagrada no estado do Rio. A prisão ocorreu após os agentes encontrarem um fuzil calibre 5.56 dentro de um veículo ligado ao político. O armamento é de calibre restrito, e a prisão foi registrada por posse ou porte irregular de arma de uso restrito, segundo informações divulgadas pela imprensa nacional.

A operação apura um suposto esquema de lavagem de dinheiro por meio de uma rede de postos de combustíveis na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. De acordo com a Polícia Federal, as investigações apontam a possível participação de agentes públicos no esquema. Relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o Coaf, indicou movimentação de mais de R$ 7,6 bilhões nos últimos seis anos por empresas ligadas ao grupo investigado.

Ao todo, foram expedidos 19 mandados de busca e apreensão. As ações ocorreram na cidade do Rio de Janeiro e em municípios como Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Resende. A investigação mira suspeitas de organização criminosa, lavagem de dinheiro e contratação direta ilegal.

Entre os alvos da nova fase também está o delegado Marcus Amin, ex-secretário da Polícia Civil do Rio de Janeiro. A presença de agentes públicos entre os investigados levou a Corregedoria-Geral da Polícia Civil a abrir apuração disciplinar para analisar a conduta de policiais citados no caso, segundo informações publicadas sobre a operação.

Leia Também

Fiocruz encontra cocaína em 59 de 60 amostras de água de rios do Rio de Janeiro

Idosos viram pilar financeiro de 22 milhões de lares brasileiros

Márcio Canella é uma das principais lideranças políticas da Baixada Fluminense. Ex-prefeito de Belford Roxo, ele também vinha sendo apontado como nome no cenário eleitoral de 2026 no Rio de Janeiro. Na investigação, Canella é citado como possível braço político do grupo suspeito de utilizar postos de combustíveis para movimentação financeira ilícita.

A apreensão do fuzil deu novo peso à operação. O calibre 5.56 é associado a armamentos de uso restrito e não se enquadra como arma comum de defesa pessoal. A defesa de Canella deverá apresentar explicações sobre a origem, a posse e a autorização do armamento encontrado no veículo.

A Operação Unha e Carne já teve outras fases recentes no Rio de Janeiro e investiga a relação entre empresários, agentes públicos, atividades econômicas e possíveis organizações criminosas. Nesta sexta fase, o foco está na suspeita de que postos de combustíveis tenham sido usados para lavar dinheiro e dar aparência legal a recursos de origem ilícita.

O caso também reacende o debate sobre a influência de grupos econômicos e estruturas de poder local na política da Baixada Fluminense. A região tem histórico de disputas intensas, violência política e forte presença de redes de influência ligadas ao controle territorial, econômico e eleitoral. No texto-base usado para esta matéria, o tema é contextualizado a partir da trajetória política da Baixada e de episódios históricos envolvendo poder local, armas, clientelismo e violência.

Apesar da prisão em flagrante pelo armamento, as suspeitas de lavagem de dinheiro ainda dependem do avanço da investigação e de eventual manifestação do Ministério Público e da Justiça. Os investigados só podem ser considerados culpados após decisão judicial definitiva.

*Da Agência Fonte Exclusiva

Tags: #BaixadaFluminense#BelfordRoxo#Coaf#Fuzil#LavagemDeDinheiro#MárcioCanella#OperaçãoUnhaECarne#PolíciaFederal#PolíticaRJ#RiodeJaneiro#SegurançaPública
Notícia anterior

Venezuela lança programa de reconstrução após terremotos que deixaram milhares de imóveis afetados

Próxima notícia

Estudantes brasileiras vencem competição internacional e terão experimento realizado na Estação Espacial Internacional

redacao

redacao

Próxima notícia
Quatro estudantes de Jundiaí venceram o ISS Journey e terão um experimento sobre câncer de mama realizado na Estação Espacial Internacional, feito inédito para o Brasil.

Estudantes brasileiras vencem competição internacional e terão experimento realizado na Estação Espacial Internacional

Pesquisa da UFF alerta para violência contra idosos dentro de casa e reforça importância das denúncias pelo Disque 100.

Pesquisa da UFF alerta para violência contra pessoas idosas no Brasil

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Cidade Concurso Cultura Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia TVIU!
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • TVIU!
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • TVIU!
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist