quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

CAMPOS-RJ | Whatsapp é o cemitério de reputações

Marcos Pedlowski Por Marcos Pedlowski
23/04/2018 - 20:23
em Tecnologia
A A
Foto: Ilustração

Foto: Ilustração

Compartilhar:

Depois do vazamento do áudio de um juiz que desancou Gilmar Mendes, agora vereador também cai na arapuca do Whatsapp;

Não faz muito tempo usar o aplicativo Whatsapp fazia a alegria de quem queria falar coisas cujos emissores não desejariam tornar públicas, mas que fluíssem de forma instantânea aos que deveriam os únicos interessados. Essa foi (digamos) a fase heroica da plataforma que efetivamente revolucionou as estratégias de comunicação.

Mas lentamente o Whatsapp parece estar se transformando também em um cemitério de reputações ilibadas, ao menos em Campos dos Goytacazes-RJ. A primeira vítima da indiscrição de membros de um grupo de Whatsapp foi o juiz Glaucenir Oliveira que teve suas opiniões sobre o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, repercutidas em cadeia nacional quase que de forma simultânea em que enviou uma mensagem de áudio com conteúdo, digamos, pouco airoso.

A nova vítima é o vereador Cláudio Andrade (PSDC) que teria enviado um áudio no estilo “manda quem pode, obedece quem tem juízo” aos seus colaboradores que ocupam cargos de DAS, RPA e de assessoria na Câmara de Vereadores de Campos dos Goytacazes.

Ainda que o áudio não especifique claramente a qual tipo de material que a voz atribuída ao vereador Cláudio Andrade demanda que seja postado nas páginas que seus assessores eventualmente possuam em redes sociais, o certo é que temos a publicidade de uma postura pouco democrática e até ameaçadora de quem por vários anos criticou as posturas antidemocráticas que teriam sido praticadas pelo governo de Rosinha Garotinho, no que representa uma tremenda contradição entre discurso e prática. Um verdadeiro batom na cueca digital!

Leia Também

Pediatras alertam para riscos de brinquedos com inteligência artificial para crianças

Falha de IA apaga temporada inteira de reality show na Suécia

Se foi mesmo o vereador Cláudio Andrade o autor da mensagem nada “friendly” a ocupantes de cargos gratificados, ele agora terá o problema adicional de descobrir quem divulgou uma mensagem que deveria ser de circulação restrita. E na possibilidade de quem não encontrando o autor, ele tenha apenas duas opções a seguir: parar de enviar mensagens via Whatsapp ou demitir todos os que estavam na sua lista de recipientes do conteúdo divulgado. Agora, que mais este vazamento sirva de lição de como se deve usar o Whatsapp: com cuidado, com muito cuidado, mesmo!

Tags: #Áudio#Claudio Andrade#Glaucenir OliveiraCampos-RJJuizVazamentoVereadorWhatsApp
Notícia anterior

RJ | Artista pede justiça contra prisão arbitrária

Próxima notícia

Transplante de pênis, escroto e parede abdominal

Marcos Pedlowski

Marcos Pedlowski

Professor Associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense, Campos-RJ; Bacharel e Mestre em Geografia pela UFRJ e PhD em "Environmental Design and Planning" pela Virginia Tech.

Próxima notícia
Foto: Ilustração Sputnik News

Transplante de pênis, escroto e parede abdominal

Foto: Ilustração

Dólar cotado acima de R$ 3,45

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist