quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Obesidade supera hipertensão e se torna maior fator de risco à saúde no Brasil

Estudo internacional aponta mudanças no estilo de vida da população brasileira e alerta para avanço das doenças metabólicas.

redacao Por redacao
15/05/2026 - 20:00
em Saúde
A A
Pesquisa publicada na revista The Lancet aponta que a obesidade passou a ser o principal fator de risco à saúde no Brasil.

📸Reprodução/Paulo Pinto/Agência Brasil

Compartilhar:

A obesidade passou a ocupar o primeiro lugar entre os principais fatores de risco à saúde da população brasileira, superando a hipertensão arterial, que liderava esse ranking há décadas.

O dado faz parte da análise nacional do Estudo Global sobre Carga de Doenças, divulgado na edição de maio da revista científica The Lancet Regional Health – Americas.

O levantamento reúne informações de mais de 200 países e conta com a participação de milhares de pesquisadores ao redor do mundo. No Brasil, os dados mostram uma transformação significativa nos hábitos da população nas últimas décadas, influenciada principalmente pela urbanização e pelas mudanças no estilo de vida.

Segundo o estudo, a redução da prática de atividades físicas, aliada ao aumento do consumo de alimentos ultraprocessados, dietas hipercalóricas e excesso de sal, contribuiu diretamente para o crescimento dos índices de obesidade no país.

Leia Também

Macaé promove encontro para qualificar atendimento a pacientes com câncer

Pesquisa aponta hipertensão em 28% de crianças e adolescentes

O endocrinologista Alexandre Hohl, integrante da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, afirma que o Brasil vive atualmente em um “ambiente obesogênico”.

Para o especialista, a obesidade vai muito além do excesso de peso e deve ser tratada como uma doença crônica inflamatória e metabólica, capaz de aumentar o risco de problemas graves de saúde.

“A obesidade não é apenas excesso de peso, mas uma doença crônica inflamatória e metabólica que aumenta simultaneamente o risco de diabetes tipo 2, hipertensão, infarto, AVC e vários tipos de câncer”, destacou o endocrinologista.

Os números apresentados no estudo reforçam a mudança no cenário da saúde pública brasileira. Em 1990, os principais fatores de risco eram hipertensão, tabagismo e poluição do ar causada por partículas poluentes. Na época, o Índice de Massa Corporal elevado aparecia apenas na sétima posição.

Já em 2023, a obesidade assumiu a liderança do ranking, acumulando crescimento de 15,3% no risco associado desde 1990. A hipertensão aparece agora em segundo lugar, seguida da glicemia elevada.

Apesar do avanço da obesidade, o estudo também mostra indicadores positivos. O risco relacionado à poluição do ar apresentou queda de 69,5% desde 1990. O tabagismo, a prematuridade, o baixo peso ao nascer e o colesterol LDL elevado também registraram redução de aproximadamente 60% ao longo das últimas décadas.

No entanto, os pesquisadores identificaram um leve aumento no risco ligado ao tabagismo entre 2021 e 2023, interrompendo anos consecutivos de queda.

Outro dado que chamou atenção foi o crescimento do impacto da violência sexual na infância sobre a saúde da população. O fator subiu da 25ª posição em 1990 para a 10ª colocação em 2023, com aumento de quase 24%.

Confira os principais fatores de risco à mortalidade e perda de qualidade de vida no Brasil em 2023

  • Índice de massa corporal elevado;
  • Hipertensão;
  •  Glicemia elevada;
  •  Tabagismo;
  •  Prematuridade ou baixo peso ao nascer;
  •  Abuso de álcool;
  • Poluição do ar por partículas;
  • Doença renal;
  •  Colesterol alto;
  • Violência sexual na infância.

*Da Agência Fonte Exclusiva

Tags: #doençascronicas#hipertensão#NoticiasBrasil#QualidadeDeVida#SaúdePública#TheLancet#vidasaudavel
Notícia anterior

Governo libera simulador para renegociação de dívidas com uso do FGTS

Próxima notícia

China realiza primeira clonagem em série de cabras leiteiras de alto rendimento

redacao

redacao

Próxima notícia
Pesquisadores da China conseguem clonar seis cabras leiteiras de alta produtividade em avanço inédito da biotecnologia agrícola.

China realiza primeira clonagem em série de cabras leiteiras de alto rendimento

Conheça a história de Andreia Mora, exemplo de superação e amor pela família no interior de Campos dos Goytacazes.

Super Mãe: quilombola de Campos transforma luta no corte de cana em paixão pela culinária

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist