quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Uma cidade que poderá ficar submersa com as mudanças climáticas

Com 23 milhões de habitantes e constantes enchentes, maior cidade da África poderá desaparecer 

redacao Por redacao
02/08/2021 - 15:26
em Mundo
A A
Inundação em Lagos, na Nigéria

Lagos, uma cidade costeira, na Nigéria, enfrenta inundações | Foto: HispanTV

Compartilhar:

Lagos é uma cidade costeira localizada na Nigéria e a mais populosa do continente africano. Com 23 milhões de habitantes, é a capital financeira do país. 

De acordo com especialistas, esta cidade poderá acabar submersa nas próximas décadas e se tornar inabitável até o final deste século, em razão das mudanças climáticas. 

Inundação de ruas acontece com certa frequência, de forma que a população local está acostumada com as enchentes que todos os anos atingem a cidade entre os meses de março e novembro. 

Mas em meados de julho deste ano, a situação foi assustadora no principal distrito comercial da Ilha de Lagos, que experimentou uma das piores enchentes dos últimos anos.

Leia Também

Trump cobra fechamento das fronteiras da França após onda de protestos e violência

Protestos na França terminam com um morto e mais de mil detidos

Esses efeitos climáticos atingem as áreas costeiras da Nigéria com fortes chuvas, que causam enormes prejuízos materiais e perdas humanas, só que nas últimas décadas a situação tem se agravado.

Em declarações à agência de notícias CNN, Manzo Ezekiel, porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Emergências da Nigéria (NEMA), admitiu que esses efeitos climáticos já representam um problema de grande intensidade para o país.  

O pior é que diante de tamanha ameaça, Lagos já demonstrou que não está preparada para enfrentar esses efeitos da natureza. 

Relatórios indicam que a infraestrutura da metrópole seria pouco adequada para suportar fenômenos ambientais. 

“Há muito que precisa ser feito e ações consistentes serão empreendidas para que a Nigéria adote medidas apropriadas  contra os efeitos climáticos, especialmente para se adaptar aos impactos que já estão ameaçando nossos meios de subsistência”, disse o ambientalista Seyifunmi Adebote.

Para conter a ameaça, alguns projetos já estão em andamento. Na Ilha Victoria (que faz parte de Lagos), por exemplo, será construída uma nova cidade, denominada “Eko Atlantic”.

O projeto será desenvolvido em um terreno próximo ao Oceano Atlântico, mas terá proteção contra uma eventual subida do nível do mar.

O problema é que o projeto prevê como solução a construção de muro de blocos de betão com oito metros de altura.

No entanto, o projeto por si só não resolve os problemas de Lagos, que está a menos de 2 metros do nível do mar, e de acordo com as conclusões do grupo de pesquisa Climate Central, cidades costeiras baixas em algumas partes do mundo podem ficar permanentemente submersas até o ano de 2100. 

Na verdade, o estudo diz que as áreas afetadas podem afundar abaixo da linha da maré alta se o nível do mar continuar a subir.

Tags: #Efeitos climáticos#Enchentes#Ilha de Lagos#Nigéria#Queimadas
Notícia anterior

Maioria das capitais terá ensino híbrido no segundo semestre

Próxima notícia

Pandemia gera disputa por espaço e preços dos imóveis disparam pelo mundo

redacao

redacao

Próxima notícia
Imoveis caros pós pandemia

Pandemia gera disputa por espaço e preços dos imóveis disparam pelo mundo

Paulo Gustavo: São Clemente divulga sinopse do enredo em homenagem ao ator

Escola de Samba divulga sinopse do enredo em homenagem a Paulo Gustavo

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist