quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Quem é a bispa que foi chamada de “desagradável” por Donald Trump

Presidente dos Estados Unidos criticou o culto realizado na terça-feira (21/1) na Catedral Nacional de Washington em que ele foi citado durante um sermão.

redacao Por redacao
22/01/2025 - 08:45
em Mundo
A A
bispa donald trump

Trump participou de cerimônia com sermão de Mariann Edgar Budde Foto: EPA / BBC News Brasil

Compartilhar:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou um culto realizado na terça-feira (21/1) na Catedral Nacional de Washington em que ele foi citado durante um sermão.

A reverenda Mariann Edgar Budde pediu “misericórdia” a Trump, citando sentimentos de medo entre as comunidades LGBT e imigrantes.

O sermão fez parte de um culto especial como parte da celebração da posse de Trump. O culto foi realizado na igreja St. John’s Episcopal Church, em Washington, e contou com a presença de Trump.

Falando à imprensa depois, Trump disse que “não achou que foi um bom culto”.

Leia Também

Trump cobra fechamento das fronteiras da França após onda de protestos e violência

Protestos na França terminam com um morto e mais de mil detidos

“O que vocês acharam? Vocês gostaram? Vocês acharam emocionante?”, perguntou Trump aos repórteres no local.

“Não foi muito emocionante, não é? Não achei que foi um bom serviço. Muito obrigado. Eles podem fazer muito melhor”, disse Trump, antes de ir embora do local.

Na sua rede social, a Truth Social, Trump escreveu: “A suposta bispa que discursou no Serviço Nacional de Oração na terça-feira de manhã era uma radical de esquerda que odeia Trump”.

Após o culto, o representante republicano dos EUA, Mike Collins, da Geórgia, postou um videoclipe no X do sermão de Budde junto com o texto: “A pessoa que faz este sermão deve ser adicionada à lista de deportação”.

O que disse a bispa em seu sermão?

Pouco depois de ser empossado como presidente dos EUA na segunda-feira (20/1), Trump disse que tornaria “política oficial” que há “apenas dois gêneros — masculino e feminino”.

Ele também prometeu acabar com a imigração ilegal no país e disse que milhões de “estrangeiros criminosos” seriam deportados.

No dia seguinte, Trump participou do culto em Washington.

A bispa Mariann Edgar Budde fez um sermão que durou cerca de 15 minutos.

“Deixe eu fazer um apelo final, senhor presidente. Milhões depositaram sua confiança em você. E como você disse à nação ontem, você sentiu a mão providencial de um Deus amoroso. Em nome do nosso Deus, peço que tenha misericórdia das pessoas em nosso país que estão assustadas agora”, disse a bispa.

Trump estava na plateia com uma expressão séria no rosto enquanto ouvia o sermão.

“Há crianças gays, lésbicas e transgêneros em famílias democratas, republicanas e independentes, algumas que temem por suas vidas.”

Budde também fez um apelo em defesa aos imigrantes — no mesmo dia em que Trump assinou medidas executivas contra a imigração no país.

“As pessoas que colhem nossas safras e limpam nossos prédios de escritórios; que trabalham em granjas avícolas e frigoríficos; que lavam a louça depois que comemos em restaurantes e trabalham nos turnos noturnos em hospitais, elas — elas podem não ser cidadãs ou ter a documentação adequada. Mas a grande maioria dos imigrantes não é criminosa. Elas pagam impostos e são boas vizinhas”, disse Budde.

Ao final do sermão, ela fez um novo apelo em defesa dos imigrantes.

“Peço que tenha misericórdia, senhor presidente, daqueles em nossas comunidades cujos filhos temem que seus pais sejam levados embora. E que ajude aqueles que estão fugindo de zonas de guerra e perseguição em suas próprias terras a encontrar compaixão e boas-vindas aqui. Nosso Deus nos ensina que devemos ser misericordiosos com o estrangeiro, pois todos nós já fomos estrangeiros nesta terra.”

Quem é a bispa de Washington?

Mariann Edgar Budde, de 65 anos, é bispa episcopal de Washington. Nessa condição, ela liderou uma cerimônia inter-religiosa na Catedral Nacional de Washington — uma tradição na semana de posse de um novo presidente americano.

Sua biografia no site da diocese episcopal de Washington diz que ela atua como líder espiritual de 86 congregações episcopais e dez escolas episcopais no Distrito de Columbia e quatro condados de Maryland — a primeira mulher eleita para essa posição.

“Ela acredita que Jesus convida todos os que o seguem a lutar por justiça e paz, e a respeitar a dignidade de cada ser humano. Para esse fim, a bispa Budde é uma defensora e organizadora em apoio a preocupações com justiça, incluindo equidade racial, prevenção da violência armada, reforma da imigração, inclusão total de pessoas LGBTQ+ e o cuidado da criação”, diz sua biografia na diocese.

Antes de Washington, ela serviu em Minneapolis. Ela escreveu livros com os títulos Como aprendemos a ser corajosos: momentos decisivos na vida e na fé, Recebendo Jesus: o caminho do amor e Reunindo os fragmentos: a pregação como prática espiritual.

Segundo a rádio americana NPR, Budde é conhecida por ser crítica de Trump.

Em junho de 2020, ela escreveu um artigo de opinião para o jornal The New York Times criticando o então presidente por usar a polícia para evacuar a Lafayette Square, perto da igreja de St. John’s, em meio aos protestos sobre a morte de George Floyd e o surgimento do movimento Black Lives Matter.

Quando o local estava vazio, Trump posou para fotos segurando uma Bíblia.

“O Deus a quem sirvo está do lado da justiça. Jesus chama seus seguidores para imitar seu exemplo de amor sacrificial e construir o que ele chamou de Reino de Deus na Terra”, Budde escreveu no artigo de opinião. “Como seria o amor sacrificial de Jesus agora?”

O Washington Post noticiou na época que Budde disse sobre Trump: “Tudo o que ele disse e fez é para inflamar a violência… Precisamos de liderança moral, e ele fez de tudo para nos dividir.”

Da Agência Fonte Exclusiva, com informações da BBC News.

Tags: Donald Trump
Notícia anterior

Stargate: entenda o projeto dos EUA que busca uma superinteligência artificial

Próxima notícia

Fontes dizem que Barack Obama estaria namorando Jeniffer Aniston

redacao

redacao

Próxima notícia
barack obama e jeniffer aniston

Fontes dizem que Barack Obama estaria namorando Jeniffer Aniston

Sete planetas se alinharão em um fenômeno astronômico impressionante

Início de 2025 será marcado por um alinhamento planetário completo

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist