quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Putin diz que Rússia responderá se Otan reforçar militarmente Suécia e Finlândia

Presidente russo disse que a ampliação da Otan está sendo usada pelos Estados Unidos de maneira "agressiva" para agravar uma situação de segurança global

redacao Por redacao
17/05/2022 - 15:54
em Mundo
A A
Vladimir Putin: presidente Putin diz que Rússia responderá se Otan reforçar militarmente Suécia e Finlândia

Putin durante competição de Judô (Foto: Divulgação)

Compartilhar:

O presidente Vladimir Putin alertou o Ocidente, nesta segunda-feira (16), que a Rússia responderá se a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) reforçar a infraestrutura militar da Suécia e da Finlândia, que decidiram se juntar à aliança militar dos Estados Unidos após a invasão da Ucrânia.

Putin, o líder supremo da Rússia desde o último dia de 1999, citou repetidamente a ampliação pós-soviética da aliança da Otan para o Leste em direção às fronteiras da Rússia como uma razão para o conflito da Ucrânia.

Falando aos líderes de uma aliança militar dominada pela Rússia de ex-estados soviéticos, Putin disse que a ampliação da Otan está sendo usada pelos Estados Unidos de maneira “agressiva” para agravar uma situação de segurança global já difícil.

A Rússia, disse Putin, não tinha problemas com a Finlândia ou a Suécia, então não havia ameaça direta da ampliação da Otan que incluísse esses países.

Leia Também

Trump cobra fechamento das fronteiras da França após onda de protestos e violência

Protestos na França terminam com um morto e mais de mil detidos

“Mas a expansão da infraestrutura militar neste território certamente provocaria nossa resposta”, disse Putin aos líderes da Organização do Tratado de Segurança Coletiva, que inclui Belarus, Armênia, Cazaquistão, Quirguistão e Tadjiquistão.

“Qual será essa (resposta) – veremos quais ameaças são criadas para nós”, disse Putin no Grande Palácio do Kremlin. “Os problemas estão sendo criados sem motivo nenhum. Vamos reagir de acordo”.

A Rússia deu poucas pistas específicas sobre o que fará em resposta ao alargamento nórdico da Otan, as maiores consequências estratégicas da invasão russa da Ucrânia até hoje.

Um dos aliados mais próximos de Putin, o ex-presidente Dmitry Medvedev, disse no mês passado que a Rússia poderia implantar armas nucleares e mísseis hipersônicos no enclave russo de Kaliningrado se a Finlândia e a Suécia se juntarem à Otan.

A Otan, fundada em 1949 para fornecer segurança europeia contra a União Soviética, em última análise, supera a Rússia em quase todas as medidas militares, exceto armas nucleares, embora a espinha dorsal do poder militar da aliança seja os Estados Unidos – cujas forças são principalmente implantadas longe da Europa.

Otan nórdica?

Antes de Putin falar, o vice-chanceler russo, Sergei Ryabkov, disse que o Ocidente não deveria ter ilusões de que Moscou simplesmente toleraria a expansão nórdica da Otan.

O Ocidente diz que a Otan – uma aliança de 30 países, incluindo ex-repúblicas do Pacto de Varsóvia, como Polônia e Hungria, além de potências nucleares como Estados Unidos, Grã-Bretanha e França – é puramente defensiva.

Moscou diz que a Otan ameaça a Rússia e que Washington ignorou repetidamente as preocupações do Kremlin sobre a segurança de suas fronteiras no Ocidente, fonte de duas devastadoras invasões europeias em 1812 e 1941.

A Finlândia conquistou a independência da Rússia em 1917 e travou duas guerras contra ela durante a Segunda Guerra Mundial, durante a qual perdeu território. A Suécia não luta uma guerra há 200 anos. A política externa concentrou-se no apoio à democracia e ao desarmamento nuclear.

Putin disse que, além da “política de expansão sem fim”, a Otan está indo muito além de sua missão euro-atlântica – uma tendência que a Rússia está seguindo cuidadosamente.

Putin diz que a “operação militar especial” na Ucrânia é necessária porque os Estados Unidos estavam usando a Ucrânia para ameaçar a Rússia através da ampliação da Otan e Moscou teve que se defender contra a perseguição de pessoas de língua russa.

Putin diz que, quando a União Soviética entrou em colapso, foram dadas garantias de que a aliança não se expandiria para o Leste em direção à Rússia, uma promessa que ele diz ser uma mentira que humilhou a Rússia em seu momento de fraqueza histórica.

Os Estados Unidos e a Otan contestam que tais garantias tenham sido dadas explicitamente. Kiev e seus apoiadores ocidentais dizem que a alegação de perseguição aos falantes de russo foi exagerada por Moscou como pretexto para uma guerra não provocada contra um Estado soberano.

As informações são da CNN.

Tags: #Finlândia#Otan#Suécia#Vladimir PutinRússia
Notícia anterior

Filha de Paulo Cupertino se diz aliviada com prisão e não quer contato com pai

Próxima notícia

Mulher é morta com facada no peito pelo marido em Colatina-ES

redacao

redacao

Próxima notícia
Mulher é morta com facada no peito pelo marido no ES Crime aconteceu em Colatina. Segundo a família, a mulher era vítima de violência doméstica.

Mulher é morta com facada no peito pelo marido em Colatina-ES

pilotos podem ter derrubado aviao na china

Avião que caiu na China foi derrubado por alguém na cabine que deu comando para mergulho na vertical

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist