Presstv – Cerca de 60% dos americanos estão ‘muito’ ou ‘um pouco preocupados’ com o fato de que eles ou um membro da família serão expostos ao coronavírus, contra 36% em fevereiro, segundo revela pesquisa realizada pelo Instituto Gallup.
A confiança na capacidade de resposta do governo caiu drasticamente.
A pesquisa Gallup foi realizada de 2 a 13 de março, logo após o primeiro caso positivo do vírus se espalhar nos Estados Unidos, e ocorreu quando o governo do presidente Donald Trump acelerou sua resposta à pandemia.
Os dados também revela que 61% dos americanos estão “muito” ou “um pouco confiantes” na capacidade de resposta do governo dos EUA, uma queda de 16% em relação a fevereiro, mostrou a pesquisa.
Trump, depois de minimizar inicialmente os riscos do surto, declarou na semana passada uma emergência nacional e pediu na segunda-feira que os americanos evitem reuniões de mais de 10 pessoas e interrompam a maioria das atividades sociais por 15 dias para impedir a propagação da doença.
A medida ocorreu quando os mercados financeiros caíram, apesar de um segundo corte na taxa de emergência pelo Federal Reserve, e Trump alertou que a economia dos EUA poderia entrar em recessão como resultado do vírus.
A pesquisa da Gallup mostrou uma crescente preocupação com o surto entre todos os principais subgrupos, superando o observado em sustos anteriores de saúde, como SARS, vírus do Nilo Ocidental e antraz.
Ele disse que os resultados mostraram uma divisão partidária significativa entre os entrevistados, com 73% dos democratas os mais preocupados de qualquer grupo, em comparação com apenas 42% dos republicanos.
Apenas 43% dos democratas estavam ‘muito’ ou ‘um pouco confiantes’ na capacidade de resposta do governo dos EUA, ante 75% em fevereiro. Por outro lado, 85% dos republicanos estavam muito ou um pouco confiantes, uma queda de um ponto percentual em relação à pesquisa anterior.
Mais de 85% dos americanos agora acreditam que o coronavírus terá um impacto “muito” ou “um tanto negativo” na economia global, acima dos 65% da pesquisa anterior, disse Gallup.