quarta-feira, 21 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Morte do líder supremo do Irã foi resultado de operação planejada por EUA e Israel, diz jornal

Relatório aponta atuação conjunta da CIA e forças israelenses após meses de monitoramento e coleta de inteligência.

redacao Por redacao
01/03/2026 - 15:52
em Mundo
A A
Operação militar que matou líder iraniano teria sido planejada por CIA e Israel, diz jornal

Gettyimages.ru / Majid Saeedi via RT

Compartilhar:

Autoridades iranianas confirmaram neste domingo (1º) a morte do aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, após ataques militares realizados contra Teerã. Segundo informações divulgadas pelo jornal norte-americano The New York Times, a ofensiva teria sido resultado de meses de planejamento conjunto entre a Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) e Israel.

De acordo com fontes ouvidas pelo veículo, serviços de inteligência norte-americanos vinham monitorando os deslocamentos e padrões de segurança de Khamenei ao longo dos últimos meses, reunindo dados que permitiram identificar oportunidades estratégicas para a operação.

Inteligência e ajuste do ataque

A informação decisiva teria surgido pouco antes da ofensiva, quando a CIA identificou a realização de uma reunião de alto nível envolvendo autoridades militares e políticas iranianas em um complexo governamental no centro de Teerã na manhã de sábado (28).

A confirmação da presença do líder supremo no local levou Estados Unidos e Israel a alterar o horário originalmente previsto para o ataque, antecipando a ação militar.

Leia Também

Trump cobra fechamento das fronteiras da França após onda de protestos e violência

Protestos na França terminam com um morto e mais de mil detidos

Segundo a reportagem, caças israelenses decolaram por volta das 6h, no horário local de Israel, equipados com armamentos de precisão e longo alcance. Aproximadamente duas horas depois, mísseis atingiram o complexo que abrigava escritórios ligados à presidência iraniana, ao gabinete do líder supremo e ao Conselho de Segurança Nacional.

Entre os participantes da reunião estavam altos comandantes militares e autoridades estratégicas do governo iraniano, incluindo integrantes da Guarda Revolucionária Islâmica e do Ministério da Defesa.

Fontes israelenses afirmaram ao jornal que a operação obteve “surpresa tática”, apesar dos preparativos militares iranianos diante do risco crescente de conflito.

Negociações diplomáticas antes do ataque

O episódio ocorreu poucos dias após tentativas diplomáticas de reduzir as tensões. Enviados do governo norte-americano participaram de negociações com representantes iranianos em Genebra, mediadas por Omã.

As conversas não avançaram. Washington exigia o desmantelamento de instalações nucleares consideradas estratégicas, além da entrega do estoque de urânio enriquecido. O Irã indicou disposição para concessões limitadas, mas rejeitou interromper totalmente seu programa nuclear, defendido como pacífico.

Reações internacionais

A operação militar recebeu críticas de diversos países. O representante permanente da Rússia na Organização das Nações Unidas classificou a ação como uma ruptura do caminho diplomático, aumentando o risco de instabilidade global.

O governo iraniano afirmou que o ataque representa uma agressão direta à soberania nacional e prometeu respostas militares. Autoridades do país também divulgaram números preliminares indicando vítimas entre forças americanas em confrontos posteriores, informação ainda não confirmada por fontes independentes.

Sucessão política no Irã

A morte de Khamenei abre um período delicado para o sistema político iraniano. O país já enfrentava incertezas sucessórias após a morte do presidente Ebrahim Raisi em 2024, considerado um dos principais nomes cotados para assumir a liderança suprema.

Como medida emergencial, o Irã anunciou a formação de um conselho temporário de liderança composto pelo presidente Masoud Pezeshkian, pelo chefe do Judiciário Gholamhossein Mohseni Ejei e pelo aiatolá Ali-Reza Arafi, integrante do Conselho dos Guardiães.

Analistas internacionais avaliam que o novo cenário político, somado à escalada militar em curso, pode redefinir o equilíbrio de poder no Oriente Médio e prolongar o período de instabilidade regional.

*Da Agência: Fonte Exclusiva

Tags: #AliKhamenei#ConflitoNoOrienteMédio#CriseInternacional#DiplomaciaGlobal#EstadosUnidos#NotíciasInternacionais#OrienteMédio#PoliticaMundial#SegurançaGlobalGeopolíticaIrãIsrael
Notícia anterior

Brasil orienta evitar viagens a 11 países do Oriente Médio após aumento da tensão militar

Próxima notícia

Eclipse lunar de 3 de março terá visibilidade parcial no Brasil

redacao

redacao

Próxima notícia
Eclipse lunar de 3 de março terá fases penumbral e parcial visíveis em parte do Brasil. Totalidade ocorrerá pela manhã, quando a Lua já estará abaixo do horizonte.

Eclipse lunar de 3 de março terá visibilidade parcial no Brasil

Após fortes chuvas na Zona da Mata mineira, governo federal lança pacote de medidas emergenciais para famílias afetadas, incluindo moradia, crédito a empresários e escritórios de reconstrução.

Governo federal anuncia medidas emergenciais após chuvas na Zona da Mata mineira

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist