Enquanto as agências de segurança dos Estados Unidos seguem tentando resolver o mistério do Assassino do Zodíaco 50 anos depois dos crimes, um grupo independente de investigadores disse, nesta quarta-feira (6), que descobriu a identidade do serial killer. As informações são da CNN.
Os Case Breakers, uma equipe de 40 ex-investigadores da lei, disseram que identificaram o homem que eles acreditam ser o Assassino do Zodíaco usando novas evidências físicas e forenses e informações de testemunhas oculares, de acordo com um comunicado divulgado à imprensa.
O grupo obteve depoimentos judiciais e fotos da antiga câmera do homem, informaram os Case Breakers. Eles nomearam o homem no comunicado, dizendo acreditar que ele faleceu em 2018.
Assassinatos na Califórnia
Acredita-se que o Assassino do Zodíaco seja responsável por pelo menos cinco assassinatos no norte da Califórnia entre 1968 e 1969.
Em resposta às novas descobertas anunciadas, o Departamento de Polícia de São Francisco (SFPD, na sigla em inglês) confirmou que a investigação segue em aberto.
“Não podemos falar sobre possíveis suspeitos, pois esta ainda é uma investigação aberta”, disse o Departamento de Polícia de São Francisco em um comunicado.
O FBI, que tem apoiado as autoridades locais na investigação, também não reconheceu as alegações.
“O caso permanece aberto. Não temos nenhuma informação nova para compartilhar no momento”, disse o FBI em um comunicado à CNN.
Mais mortes
Os Case Breakers também disseram no comunicado que o homem também é responsável pelo assassinato de Cheri Jo Bates em 1966 no Condado de Riverside, Califórnia.
Embora o Departamento de Polícia de Riverside não tenha comentado sobre o homem identificado pelos Case Breakers, o oficial de informações públicas do departamento, Ryan Railsback, disse que o Assassino do Zodíaco definitivamente não é a pessoa responsável pela morte de Bates.
O único vínculo que o assassinato de Bates tinha em comum com o Assassino do Zodíaco foi uma carta escrita à mão reivindicando a responsabilidade, disse Railsback.
O Assassino do Zodíaco, que nunca foi capturado, ganhou notoriedade ao escrever cartas à polícia e à mídia local gabando-se dos assassinatos até 1974. Alegando ter matado até 37 pessoas, ele também escreveu letras em código e incluiu pedaços de roupa ensanguentada para usar como prova dos atos.