Iran Daily– O governador da Califórnia (EUA), o democrata Gavin Newsom, definiu a crise de desabrigados que atinge o estado como “uma desgraça”.
A crescente população de desabrigados continua dominando o estado mais populoso e rico da América, de forma que a maior parte do recente discurso anual do governador no legislativo estadual foi sobre a crise dos sem-teto.
“É uma vergonha que o estado mais rico da nação mais rica, com sucesso em tantos setores, esteja tão atrasado em abrigar, curar e tratar humanamente tantas pessoas”, disse Newsom aos legisladores, na capital do estado.
“Todos os dias, o sonho da Califórnia é obscurecido pela realidade devastadora de famílias e crianças e idosos que vivem sem alimentação em uma cama de concreto”, acrescentou.
A população de desabrigados da Califórnia subiu 16% no ano passado, chegando a cerca de 151 mil pessoas, um problema que o governador admite que afeta desproporcionalmente as minorias.
Newsom instou os parlamentares estaduais a aumentarem os impostos sobre os milionários para ajudar os portadores de doenças mentais e pediu às cidades que gastassem os US$ 160 milhões que eles coletaram de um imposto sobre a riqueza.
A falta de moradias populares na Califórnia exacerbou a crise, aumentando os preços e contribuindo para que mais pessoas saiam da Califórnia do que se mudassem, pela primeira vez em 10 anos em que o estado sofreu uma perda de migração.
A Califórnia, o estado mais rico e populoso dos EUA, já tem mais pessoas vivendo na pobreza do que qualquer outro estado, e Los Angeles, a maior cidade do estado, tem a maior taxa de pobreza, quase 20%, segundo um estudo publicado em junho pela Autoridade de Serviço para Desabrigados de Los Angeles.
O presidente republicano Donald Trump criticou frequentemente a Califórnia pela questão dos sem-teto e responsabiliza as autoridades do estado, dizendo que a intervenção federal pode ser necessária.
“E se eles não puderem fazer isso sozinhos, faremos”, disse o presidente. “O governo federal vai assumir o controle e nós o faremos”.
Em dezembro, o Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano dos EUA registrou um aumento de 2,7% na população sem-teto do país, impulsionada por um aumento no estado da Califórnia.
Os estados com as maiores taxas de desabrigo por 10.000 pessoas foram Nova York, Havaí, Califórnia, Oregon e Washington.
O Distrito de Columbia (Washington, DC) tinha uma taxa de desabrigo de 94 por 10.000 pessoas, mais do que o dobro de Nova York.