quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Especialistas detalham últimos minutos do voo AF447 no 3º dia de julgamento do acidente

Técnicos nomeados pela Justiça descreveram os quatro minutos e meio que antecederam a tragédia, ocorrida em 1º de junho de 2009

redacao Por redacao
13/10/2022 - 12:23
em Mundo
A A
julgamento do acidente com aviao da air france

Placa indica local julgamento no acidente "Rio Paris trial AF447", no tribunal de Paris AP - Michel Euler

Compartilhar:

No terceiro dia do julgamento por homicídios involuntários da Airbus e da Air France, acusadas pela queda do voo AF447, entre Rio-Paris, nesta quarta-feira (12), quatro especialistas nomeados pela Justiça descreveram os quatro minutos e meio que antecederam a tragédia, ocorrida em 1º de junho de 2009.

Os engenheiros designados pela Justiça francesa foram encarregados de analisar o FDR (Flight Data Recorder), que traz os parâmetros do voo, e o CVR (Cockpit Voice Recorder), com a gravação do diálogo dos pilotos.

As duas caixas-pretas do A330 foram descobertas quase dois anos após o acidente, em 2011, a 3.900 metros de profundidade no oceano Atlântico.

Após um pedido das famílias das vítimas, que solicitaram a divulgação da conversa da tripulação antes da queda, a Justiça decidiu que o conteúdo sonoro do CVR será revelado na próxima segunda-feira (17). No entanto, essas gravações serão apresentadas apenas aos envolvidos no processo, sem a presença da imprensa ou do público.

Leia Também

Trump cobra fechamento das fronteiras da França após onda de protestos e violência

Protestos na França terminam com um morto e mais de mil detidos

O conteúdo escrito do CVR já foi divulgado quase integralmente em 2011 pelo piloto Jean-Pierre Otelli. Ele é o autor do quinto livro da série “Erros de Pilotagem: a queda do voo AF447”, publicado em francês. O lançamento da obra, que traz detalhes sobre os últimos instantes do voo, provocou polêmica na época, já que as famílias nunca tiveram acesso à gravação.

Na audiência desta quarta-feira, os especialistas descreveram, com a ajuda de um mapa e gráficos, o que ocorreu após o avião entrar na Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), no meio do oceano Atlântico, área conhecida pelas chuvas e tempestade violentas que provocam fortes turbulências.

O comandante estava descansando e o avião estava sob controle dos dois copilotos. Às 2h10 GMT, três toques curtos sinalizaram a desativação do piloto automático. Um dos copilotos assumiu então o controle da aeronave e, em um intervalo de dez segundos, “seis alarmes se sucederam”.

Velocidades errôneas

Os pilotos rapidamente perceberam que haviam perdido velocidade, mas as indicações eram errôneas. A altitude também estava subitamente a cerca de 122 metros abaixo dos 10.700 metros mostrados anteriormente no painel.

“Isso não correspondia à realidade”, explicou o especialista. “Era um efeito do congelamento dos tubos de Pitot, que, obstruídos por cristais de gelo, deixaram de funcionar em menos de um minuto”.

Em resposta, o copiloto fez com que o avião subisse, e ele passou a ganhar altitude e oscilar para os lados. O alarme de estol soou, “um primeiro elemento que desestabilizou a tripulação”, indicou. Logo em seguida, soou o alarme de desvio de altitude, que já havia tocado antes, devido à falsa perda de altitude. Dessa vez, o motivo foi “altitude maior” do que o normal.

No meio da noite, “podemos imaginar que o piloto não percebe, necessariamente,” essa diferença, explicou o especialista. Logo, o alarme de estol, ou perda de sustentação, voltou a tocar, por 54 segundos. O avião, após atingir uma altitude de 11.600 metros, perdeu sustentação e caiu.

“Os pilotos estavam agitados e agiam de maneira desordenada”, comentou o especialista. O capitão retornou à cabine, chamado por seus colegas. “Perdemos o controle do avião”, disseram a ele.

Uma das caixas-pretas do voo AF447 Rio-Paris. Reuters/Charles Platiau

Avião caiu a 4,5 km por minuto

O aparelho “estava caindo a 4,5 km por minuto, o que é considerável”, comentou o especialista. “Nos dois minutos seguintes, e até o impacto, a situação era confusa.” Quando o alarme de proximidade do solo soou, os pilotos tentaram “levantar o avião.” “Até o final, houve um diálogo entre a tripulação, que tentava descobrir o que estava acontecendo”, destacou o especialista. A aeronave atingiu o mar a 300 km/h, quase na horizontal.

Após as explicações, os especialistas divulgaram uma reconstituição digital. Durante quatro minutos e meio, o silêncio tomou conta da sala. No restante da audiência, surgiram divergências entre um dos especialistas e os outros três em determinados aspectos do relatório. Suas conclusões, no entanto, questionam claramente o papel da Air France e da Airbus no que diz respeito ao congelamento dos tubos de Pitot.

(Com informações da AFP)

Tags: #Acidentes aéreos#Air France#Fatalidade
Notícia anterior

Entenda a sigla alvo de fake news estampada em boné de Lula

Próxima notícia

Como cada geração faz compras online?

redacao

redacao

Próxima notícia
como cada geração faz compra online

Como cada geração faz compras online?

Giro de Notícias: Três destaques regionais nesta 1ª edição de 13/10/2022

1ª EDIÇÃO: Três destaques desta quinta-feira, 13/10/2022

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist