quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Cristina Kirchner tem condenação confirmada pela Suprema Corte e está fora das eleições na Argentina

Decisão definitiva impede ex-presidente de disputar cargo público e reacende debate sobre lawfare e perseguição política no país

redacao Por redacao
10/06/2025 - 18:03
em Mundo
A A
Cristina Kirchner está fora das eleições na Argentina após a Suprema Corte confirmar condenação por corrupção. Ex-presidente denuncia perseguição política e promete levar o caso à Corte de Haia.

Imagem: reprodução/RT

Compartilhar:

A Suprema Corte da Argentina confirmou nesta terça-feira (10) a condenação da ex-presidente Cristina Fernández de Kirchner por corrupção, tornando-a inelegível e abrindo caminho para sua eventual prisão. A decisão final encerra as possibilidades de apelação dentro do sistema judiciário argentino.

A ex-presidente havia anunciado sua candidatura a deputada pela província de Buenos Aires nas eleições marcadas para setembro. Com a confirmação da condenação, está legalmente impedida de concorrer a qualquer cargo público — um fato sem precedentes na história recente do país.

O caso que levou à condenação, conhecido como Causa Vialidad, envolve a concessão de contratos públicos a empresas ligadas ao empresário Lázaro Báez durante os mandatos de Cristina. A Justiça concluiu que houve fraude na administração de recursos e favorecimento ilícito.

A sentença, proferida em 2022, impôs seis anos de prisão e inabilitação perpétua para cargos públicos. Agora, com a confirmação da Suprema Corte, a decisão é definitiva. Apesar disso, Cristina nega qualquer envolvimento em corrupção e denuncia o que chama de perseguição judicial.

Leia Também

Trump cobra fechamento das fronteiras da França após onda de protestos e violência

Protestos na França terminam com um morto e mais de mil detidos

Na véspera do julgamento, durante um evento do Partido Justicialista (PJ), do qual é presidente, Cristina fez duras críticas à Justiça e ao governo de Javier Milei.
“Acham que vão resolver tudo me prendendo. Estarei presa, mas o povo vai continuar piorando”, declarou.

A ex-presidente também classificou o Judiciário como um instrumento do poder econômico:
“A Corte virou a guarda pretoriana dos interesses de uma elite que quer destruir o projeto popular argentino.”

Em resposta à decisão, o advogado Gregorio Dalbón afirmou que o caso será levado à Corte Internacional de Haia:
“Denunciamos uma perseguição sistemática contra Cristina, combinando ação judicial, midiática e política.”

O julgamento foi marcado por polêmicas. Fotos mostraram o juiz Rodrigo Giménez Uriburu e o procurador Diego Luciani — responsáveis pela condenação — jogando futebol em propriedades ligadas ao ex-presidente Mauricio Macri, principal opositor político de Cristina.

Apesar das acusações de parcialidade, o processo avançou até sua conclusão. O caso agora provoca intensos debates sobre o uso político do sistema judicial na Argentina, especialmente em ano eleitoral.

*Da Agência Fonte Exclusiva com informações da RT.

Tags: #CausaVialidad#CristinaKirchner#Eleições2025#JavierMilei#JustiçaArgentina#Lawfare#NotíciasInternacionais#PartidoJusticialista#PolíticaLatinoamericana#SupremaCorteArgentinaCorrupção
Notícia anterior

Bolsonaro diz que não temia prisão e pede desculpas a Moraes no STF

Próxima notícia

Brasil vence Paraguai e confirma vaga na Copa do Mundo de 2026

redacao

redacao

Próxima notícia
BRASIL E PARAGUAI

Brasil vence Paraguai e confirma vaga na Copa do Mundo de 2026

taxação de investientos

Haddad confirma IR de 17,5% sobre rendimentos de aplicações

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist