quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Crise na Colômbia, declarações de Trump e atentado na Síria marcam o noticiário internacional

Impasse político colombiano, cúpula da Otan e explosões em Damasco concentram atenções em um dia de tensão diplomática e preocupações com a segurança global.

redacao Por redacao
07/07/2026 - 20:56
em Mundo
A A
Crise política na Colômbia, declarações de Donald Trump na Otan e atentado próximo ao hotel de Emmanuel Macron na Síria movimentam o cenário internacional.

Imagem: Reprodução/Agência Fonte Exclusiva

Compartilhar:

A agenda internacional desta terça-feira (7) foi marcada por novos desdobramentos na crise política da Colômbia, declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), e pelas investigações sobre o atentado ocorrido nas proximidades do hotel onde o presidente francês, Emmanuel Macron, estava hospedado em Damasco, na Síria.

Na Colômbia, o cenário político ganhou novos capítulos após o presidente eleito, Abelardo de la Espriella, anunciar a suspensão do processo de transição de governo.

O presidente eleito acusou o atual mandatário, Gustavo Petro, de adotar medidas para dificultar a transferência de poder e fez um apelo às Forças Armadas para que garantam o cumprimento da Constituição, afirmando que militares não devem cumprir ordens consideradas incompatíveis com a ordem democrática.

Por sua vez, Petro voltou a questionar a legitimidade do processo eleitoral. Apesar das declarações do presidente, missões internacionais de observação afirmaram que as eleições ocorreram dentro da normalidade e sem evidências de irregularidades capazes de comprometer o resultado.

Leia Também

Trump cobra fechamento das fronteiras da França após onda de protestos e violência

Protestos na França terminam com um morto e mais de mil detidos

Trump reforça cobrança aos aliados da Otan

Durante a reunião da Otan realizada na Turquia, Donald Trump voltou a cobrar um aumento dos investimentos dos países europeus em defesa.

O presidente norte-americano afirmou que colocou à prova o comprometimento dos aliados durante o recente conflito envolvendo o Irã e declarou que a resposta recebida ficou abaixo de suas expectativas.

Trump também voltou a defender o interesse dos Estados Unidos pela Groenlândia. Em resposta, o governo da Dinamarca reiterou que o território permanece sob soberania dinamarquesa e não está disponível para negociação.

Ainda durante o encontro, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, solicitou aos aliados o envio de novos sistemas de defesa antiaérea para enfrentar a intensificação dos ataques russos.

Segundo Zelensky, os bombardeios contra Kiev aumentaram nas últimas semanas, reforçando a necessidade de ampliar o apoio militar ao país. A Otan anunciou novos acordos para aquisição de equipamentos militares e fortalecimento da capacidade defensiva dos países integrantes da aliança.

Explosões na Síria deixam feridos

Na Síria, duas explosões atingiram uma área próxima ao hotel onde Emmanuel Macron estava hospedado durante visita oficial a Damasco.

O atentado deixou ao menos 18 pessoas feridas, mas o presidente francês não foi atingido e manteve os compromissos previstos ao lado do presidente sírio, Ahmed al-Sharaa.

As autoridades sírias iniciaram uma investigação para identificar os responsáveis pelo ataque. Até o momento, nenhum grupo assumiu a autoria das explosões.

O episódio evidencia os desafios enfrentados pela Síria para fortalecer a segurança interna, mesmo após os avanços diplomáticos registrados desde a mudança de governo e o processo de reconstrução do país.

*Da Agência Fonte Exclusiva

Tags: #Damasco#DonaldTrump#EmmanuelMacron#GustavoPetro#NotíciasMundo#Otan#PolíticaInternacional#UcrâniaColômbiaSíria
Notícia anterior

Justiça Eleitoral começa convocação de mesários para as eleições de outubro; veja como funciona

Próxima notícia

Eventos climáticos extremos deixam mortos e provocam destruição na Ásia e na Europa

redacao

redacao

Próxima notícia
Fenômenos climáticos extremos causam mortes, destruição e deslocamentos na China, Índia, Bangladesh e países do sul da Europa, com enchentes e incêndios.

Eventos climáticos extremos deixam mortos e provocam destruição na Ásia e na Europa

Operação Unha e Carne VI cumpre mandados no Rio e prende Márcio Canella após apreensão de fuzil em veículo.

PF avança sobre esquema bilionário e prende Márcio Canella no Rio

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist