quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Covid teve origem após acidente de laboratório, aponta Inteligência da Alemanha

Órgão de inteligência teria chegado a essa conclusão já em 2020, mas dados teriam sido omitidos pelo governo, segundo imprensa alemã

redacao Por redacao
13/03/2025 - 09:28
em Mundo
A A
oigem da covid 19

Profissionais usam roupa de proteção durante lockdown para conter covid-19 em Xangai, na China (Imagem: Aly Song/Reuters)

Compartilhar:

Cinco anos depois que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a covid-19 como pandemia, ainda não se sabe ao certo a origem do vírus. No entanto, conforme informações divulgadas nesta quarta-feira (12/03) pelos jornais alemães Die Zeit e Süddeutsche Zeitung, o Serviço Federal de Inteligência da Alemanha (BND) acreditava já em 2020 que o novo coronavírus teria sido originado a partir de um acidente em um laboratório da cidade de Wuhan, na China, e não por meio do contato de seres humanos com animais selvagens, na mesma região.

De acordo com as reportagens dos veículos alemães, o serviço de inteligência teria chegado a essa conclusão por meio de dados públicos, bem como materiais obtidos a partir de instituições chinesas como o Instituto de Virologia de Wuhan, um dos mais importantes da China para pesquisa do vírus, como parte de uma operação chamada “Saaremaa”.

A revista Der Spiegel publicou que “além de evidências de experimentos arriscados de ganho de função, ou seja, a modificação artificial de vírus naturais, o material também mostra várias violações das normas de segurança laboratorial”.

Essas informações, no entanto, teriam sido omitidas pelo governo alemão na época, quando Angela Merkel era chanceler. Bruno Kahl, presidente do BND, teria informado Merkel – e depois Olaf Scholz, assim que houve a troca de governo – a respeito da operação, que teria concluído que a probabilidade de o vírus ter partido de um laboratório era de 80% a 95%.

Leia Também

Trump cobra fechamento das fronteiras da França após onda de protestos e violência

Protestos na França terminam com um morto e mais de mil detidos

A chancelaria, no entanto, teria decidido manter a análise sob sigilo. Com isso, nem o Comitê de Controle Parlamentar do Bundestag, responsável pelo monitoramento dos serviços de inteligência, nem a OMS teriam sido informados.

Questionada sobre o episódio, Merkel preferiu não se manifestar. O então ministro da Chancelaria, Helge Braun, e o secretário de Estado, Johannes Geismann, também não comentaram o caso.

Segundo o jornal suíço Neue Zürcher Zeitung, desde dezembro de 2024 pesquisadores independentes analisam as conclusões do serviço de inteligência alemão.

O relatório da inteligência alemã aponta para várias suspeitas de origem laboratorial da covid-19. Um número crescente de pesquisadores não descarta essa possibilidade, embora nem todos creiam nela na mesma medida. Outros estudiosos sustentam que a teoria mais provável é de transmissão do vírus de animais selvagens para humanos.

Mais de 6,9 milhões de mortos

Em janeiro de 2020, cientistas chineses descobriram a causa de um surto de uma infecção pulmonar até então desconhecida que havia vitimado um número surpreendente de pessoas na cidade de Wuhan.

Nas vias aéreas dos pacientes foram encontrados genes de um vírus de RNA de sentido positivo, pertencente à família dos coronavírus e que foi classificado no subgrupo B (beta coronavírus).

No dia 5 de maio de 2023, a OMS divulgou que a covid-19 não representava mais uma emergência de saúde global, o que levou ao fim da pandemia que matou mais de 6,9 milhões de pessoas em todo o mundo e deixou economias e comunidades devastadas.

Em pouco mais de três anos, estima-se que o vírus tenha causado cerca de 764 milhões infecções em todo o mundo, e cerca de 5 bilhões de pessoas receberam pelo menos uma dose de vacina contra a doença.

Da Agência Fonte Exclusiva, com informações da DW Brasil.

Tags: #Covid-19#Origem da Covid
Notícia anterior

IRPF 2025: Aplicativo para preenchimento da declaração já está disponível

Próxima notícia

“Lua de Sangue”: eclipse lunar total acontece nesta quinta-feira (13)

redacao

redacao

Próxima notícia
LUA DE SANGUE ECLIPSE LUNAR TOTAL

“Lua de Sangue”: eclipse lunar total acontece nesta quinta-feira (13)

frei gilson bolsonarismo

Frei Gilson: veja falas do sacerdote envolvido em controvérsias

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist