O ministro da Saúde do Equador, Juan Carlos Zevallos, afirmou na quarta-feira (1º), que o país já tem 2.758 pacientes com exames positivos para o coronavírus, segundo destaca o periódico equatoriano El Comercio.
Zavallos admite que o índice de subnotificação é alto, ainda que os dados oficiais já estejam sendo camuflados.
Nesta quarta-feira (1º), moradores da cidade Guayaquil divulgaram imagens de corpos abandonados nas calçadas. Seriam, segundo os moradores, supostas vítimas do coronavírus.
Eles relatam a demora de 72 horas e até 5 dias de espera para que autoridades recolham os cadáveres também indica.
“Mais de 9.000 testes foram realizados em pacientes que podem necessitar de hospitalização e temos 2.758 casos positivos , isso não significa que eles sejam os únicos infectados, é óbvio que há subnotificação “, disse Zevallos ao atualizar o número de pessoas infectadas com a covid-19 no Equador, por meio de um vídeo na rede social.
O Equador é um dos países que deu uma virada rumo a cartilha do liberalismo, após aderir a onda de golpes jurídicos e parlamentares patrocinados pelos EUA contra presidentes em países da América Latina.
A pandemia chegou diante de um sistema de saúde precarizado e o país a realidade nas ruas vai mostrando que o país está perdendo a guerra para o Coronavírus.
“Lamento informar que, apesar de todos os nossos esforços, a curva continua a aumentar exponencialmente”, disse o ministro da Saúde.








