Portal Viu
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Rádio Viu Digital!
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Rádio Viu Digital!
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Acumular gordura corporal nos deixa mais vulneráveis à covid-19

Pandemia mostrou mais uma vez que é preciso colocar em prática todas as medidas que ajudem a reduzir a atual epidemia de obesidade

Viu Online Por Viu Online
21/01/2022 - 23:55
em Mundo
A A
Gordura corporal potencializa covid

(Divulgação)

LEIA TAMBÉM

Ao menos 16 países têm casos confirmados da varíola dos macacos

Escolas de SP suspendem aulas e exigem máscara após alta de casos de Covid

Hipótese perturbadora pode estar por trás dos novos lockdowns na China

Fim da emergência da Covid no país altera regras para vacinas e medicamentos

Você provavelmente conhece a história da Ilíada, de Homero.

O épico relata como os gregos, depois de vários anos tentando conquistar Troia, atingiram seu objetivo graças a um enorme cavalo de madeira, escondendo soldados no seu interior. Aproveitando a noite escura, eles tomaram a cidade pelo lado de dentro.

Bem, parece que nosso inimigo SARS-CoV-2 encontrou um cavalo de Troia inesperado dentro de nós para ajudar na sua luta: nossa gordura corporal.

Cavalo de Troia para a infecção por coronavírus

O SARS-CoV-2 entra nas células do organismo quando uma proteína do seu envoltório – a chamada proteína spike, ou proteína S viral – une-se à enzima conversora da angiotensina tipo 2, uma molécula encontrada na membrana de vários tipos de células humanas.

No fenótipo obeso, a expressão dessas moléculas da membrana aumenta no tecido adiposo, fazendo com que a gordura se torne o abrigo ideal para o vírus após sua entrada no organismo. Com isso, ele permanece no corpo dos pacientes com obesidade por mais tempo.

Como se não fosse o bastante, os cientistas observaram em modelos animais de obesidade que a enzima conversora da angiotensina tipo 2 também aumenta nas células pulmonares.

Desta forma, ela oferece maior número de locais de ligação para o vírus, favorecendo a entrada de partículas virais no epitélio pulmonar.

E a intensidade da infecção aumenta, bem como a reação local nos pulmões, o principal campo de batalha para evitar o desenvolvimento da covid-19.

Acrescente-se a isso que as pessoas com obesidade apresentam um estado inflamatório crônico de baixo grau que ativa uma reação imunológica local, caracterizada pela mobilização de células do sistema imunológico produtoras de substâncias pró-inflamatórias.

Isso provoca deficiência da reação imunológica, o que aumenta a susceptibilidade a infecções, incluindo a produzida pelo SARS-CoV-2.

Esse déficit imunológico, em conjunto com a inflamação anterior, pode ampliar a conhecida tempestade de citocinas desencadeada após a infecção viral, gerando piora dos sintomas.

Por outro lado, o excesso de gordura abdominal das pessoas com obesidade impede o deslocamento correto do diafragma durante a respiração, reduzindo a capacidade pulmonar e gerando dificuldades que as predispõem ao desenvolvimento de infecções respiratórias.

Na verdade, esta não é a primeira vez que a obesidade é definida como fator de risco para as infecções causadas por vírus respiratórios.

Em 2009, durante a pandemia do vírus influenza H1N1, a obesidade foi associada ao aumento do risco de hospitalização e internação em UTI após a infecção viral.

Obstruções e problemas de abastecimento

Vamos imaginar o corpo de uma pessoa com obesidade como uma cidade murada.

A alta quantidade de tecido adiposo desregulado faz com que, em condições normais, a cidade sofra obstrução das vias de fornecimento (por hipertensão, arteriosclerose ou patologias cardiovasculares).

Mas há também dificuldades com o fornecimento e administração dos alimentos (resistência à insulina e diabetes) e com a entrada de ar (por dificuldades respiratórias).

O acesso a essa cidade, que já está doente e debilitada, seria relativamente fácil para um invasor como o causador da covid-19, já que o tecido adiposo se comportaria como um cavalo de Troia. Ou seja, ele serviria de refúgio para o novo inimigo – que, diga-se de passagem, encontraria mais portas de entrada na zona verde de fornecimento de ar da cidade (no nosso corpo, os pulmões).

O desastre seria absoluto, especialmente porque, quando os soldados do exército imunológico da cidade tentassem expulsar o inimigo, sua reação deficitária provocaria ainda mais danos “urbanos”, em consequência da tempestade de citocinas.

Além disso, o ataque ao cavalo de Troia (nosso tecido adiposo) invadido pelo vírus produziria a morte de adipócitos, as células que armazenam gordura.

As ruas da cidade ficariam cheias de resíduos (gotas de gordura), que as obstruiriam, predispondo o organismo a desenvolver a síndrome da embolia gordurosa – uma síndrome que faz disparar a probabilidade de um evento trombótico, que geraria problemas ainda maiores de circulação de mercadorias e distribuição de alimentos.

Em resumo, o excesso de gordura corporal só faz piorar os sintomas da infecção por SARS-CoV-2 e aumentar o risco de hospitalização e morte.

As ‘cidades’ velhas e do sexo feminino sofrem mais

Quando a cidade afetada pela obesidade é do sexo masculino, a distribuição do tecido adiposo em nível visceral é maior.

Isso provoca aumento das citocinas pró-inflamatórias, que leva à maior ativação das células imunológicas. Com isso, os homens apresentam maior risco de desencadeamento da famosa tempestade de citocinas, responsável pela piora e agravamento dos sintomas da covid-19.

Por tudo isso, aparentemente o efeito devastador da enfermidade a longo prazo é maior quando essa cidade é do sexo feminino.

Agora que já decorreu tempo suficiente para podermos ver as sequelas da enfermidade, pôde-se comprovar que, dentro dos fatores de risco da síndrome pós-covid-19, ter obesidade e ser mulher pré-dispõem as cidades a apresentar covid persistente.

Prosseguindo com a comparação, vem se observando desde o início da pandemia que cidades mais envelhecidas (com mais de 55 anos) teriam maior risco de serem totalmente destruídas pela invasão (maior mortalidade), incluindo as pessoas com peso normal.

Mas, também desde o início da pandemia, observamos que “cidades obesas” jovens sofrem efeitos iguais a “cidades com peso normal” com maior idade.

Tudo isso explica a maior propensão das pessoas com obesidade a desenvolver infecção por SARS-CoV-2 com sintomas mais graves e necessitar de hospitalização, ventilação mecânica e cuidados intensivos.

E também explica por que as pessoas com obesidade costumam necessitar de hospitalização prolongada e tratamentos mais intensos: elas demoram mais para eliminar a presença do vírus.

Com o passar do tempo, a presença da obesidade aumenta o risco de desenvolvimento de sequelas crônicas da covid-19.

Portanto, deveríamos refletir sobre a necessidade de dedicar esforços consideráveis, tanto a nível pessoal quanto por todos os grupos envolvidos, para colocar em prática todas as medidas que ajudem a reduzir a atual epidemia de obesidade.

Este artigo foi publicado originalmente no site de notícias acadêmicas The Conversation e republicado sob licença Creative Commons. Leia aqui a versão original (em espanhol).

Tags: #Covid-19#PandemiaObesidade
EnviarCompartilhamentoTweetCompartilhamentoCompartilhamentoEnviar
Notícia anterior

Neymar investe R$ 6 milhões em NFTs de macacos entediados

Próxima notícia

Homem que tentou decapitar conhecido no DF revela motivo de ataque

Viu Online

Viu Online

 Notícias relacionadas

Novo lockdown em Xangai, China
Mundo

Xangai adota lockdown rígido e 25 milhões de pessoas são mantidas em casa

11/04/2022 - 15:27
OMICRON XE: VARIANTE MAIS CONTAGIOSA DO CORONAVIRUS
Mundo

Variante encontrada no Reino Unido pode ser a mais contagiosa da Covid-19

05/04/2022 - 10:19
Fiocruz: Pela primeira vez desde julho de 2020, todo o país está fora da zona de alerta para Covid-19
Brasil

Pela primeira vez em 20 meses, todo o país está fora da zona de alerta para Covid-19

25/03/2022 - 17:34
Carregar mais
Próxima notícia
Um homem tentou decapitar com uma foice um conhecido em Sobradinho, no Distrito Federal, na noite da última terça-feira (18). José Carlos Leite foi preso e disse, em depoimento, que atacou a vítima após ela lhe “mostrar a língua”.

Homem que tentou decapitar conhecido no DF revela motivo de ataque

As tensões entre a Ucrânia e a Rússia estão em seu ponto mais alto, com um acúmulo de tropas russas perto da fronteira estimulando temores de que Moscou possa iniciar em breve uma invasão.

Ucranianos se preparam para possível ataque da Rússia

COLUNISTAS

Campos-RJ: Gatos estão sendo exterminados com agrotóxico usado como raticida 

Marcos Pedlowski
22/05/2022 08:57

Turbinado por petróleo, Estado do Rio precisa de um novo ciclo virtuoso

Ranulfo Vidigal
22/05/2022 08:39

Federico Baudelaire 01: Juro por Zeus, padre olivácio, edir rouba mais cedo e pastor de andrade

Frederico Baudelaire
22/05/2022 12:40

Geleia Geral 03: Antropofagia Oswaldiana, linguagem metafórica e fragmentos poéticos

Geléia Geral | Arthur Gomes
18/05/2022 10:47

Canal Livre: Entrevista de Ciro Gomes desmascara “formadores de opinião” 

Agenor Burla
15/05/2022 06:36

Campos-RJ: O que leva Rosinha Garotinho a disparar contra o filho Wladimir 

Roberto Barbosa
11/05/2022 11:28

Tintas diversas em poética afoita e faminta

Deneval Siqueira
05/05/2022 03:31

Bezerra Menezes: Testemunha do diálogo de Maria mãe de Jesus com Judas Iscariotes

João Vicente
31/03/2022 03:41

Notícias Campos de GoytacazesNotícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, Macaé-RJ, Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil e o mundo.
E-mail: contato@viuonline.com.br

EDITORIAS

Arte Brasil Cidade D+News Fonte Exclusiva Geral Jogos Mundo Negócios Opinião Podcast Tecnologia & Inovação

RÁDIO VIU! DIGITAL

Ooops ! You forgot to enter a stream url ! Please check Radio Player configuration

Your browser does not support the audio element.
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Rádio Viu Digital!

Portal Viu! - Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Rádio Viu Digital!

Portal Viu! - Criação Web Tchê Digital

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist