quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

A vitória esmagadora de Putin

redacao Por redacao
19/03/2018 - 08:39
em Mundo
A A
Foto: Sputnik News

Foto: Sputnik News

Compartilhar:

Reeleito com mais de 76% dos votos na Rússia, presidente comandará o país por um quarto de século;

MOSCOU – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, consolidou sua reeleição de lavada nesta segunda-feira (19), ampliando seu domínio sobre o maior país do mundo por mais seis anos em um momento em que suas relações com o Ocidente estão em uma trajetória hostil.

A vitória de Putin estenderá seu domínio político sobre a Rússia a quase um quarto de século até 2024 — o maior mandato desde o ditador soviético Josef Stalin—, quando Putin terá 71 anos. Putin prometeu usar seu novo mandato para reforçar as defesas da Rússia contra o Ocidente e para elevar padrões de vida.

Em um resultado que nunca esteve em dúvida, a Comissão Central Eleitoral, com quase 100 por cento dos votos apurados, anunciou que Putin, que tem governado a Rússia como presidente ou primeiro-ministro desde 1999, havia ganhado a eleição com 76,68 por cento dos votos.

Com mais de 56 milhões de votos, foi a maior vitória de Putin e a mais ampla de qualquer líder da era pós-soviética. Em discurso na noite de domingo (18), perto da Praça Vermelha, Putin disse a uma multidão que interpreta a vitória como um voto de confiança no que alcançou nos últimos anos em difíceis condições.

Leia Também

Trump cobra fechamento das fronteiras da França após onda de protestos e violência

Protestos na França terminam com um morto e mais de mil detidos

“É muito importante manter essa união”, disse Putin, antes de liderar a multidão em repetidos clamores de “Rússia!”. Em seguida, ele disse a uma reunião de partidários que tempos difíceis estão vindo, mas que a Rússia tem a chance de fazer um “avanço”.

Apoiado pela TV estatal, pelo partido governista, e com uma taxa de aprovação de cerca de 80 por cento, Putin não enfrentava nenhuma ameaça considerável em uma disputa com sete adversários.

Seu concorrente mais próximo, o candidato do Partido Comunista, Pavel Grudinin, conseguiu 11,8 por cento dos votos, enquanto o nacionalista Vladimir Zhirinovsky obteve 5,6 por cento. Seu oponente mais expressivo, o anticorrupção Alexei Navalny, foi proibido de concorrer.

Críticos afirmam que autoridades obrigaram pessoas a ir às urnas para garantir que a monotonia de uma disputa unilateral não levasse a um baixo comparecimento.

Os números mais recentes indicam que o comparecimento eleitoral foi de 67,47 por cento, pouco menos do que os 70 por cento que o governo estaria buscando, de acordo com reportagens da mídia russa.

A Comissão Central Eleitoral da Rússia disse na manhã desta segunda-feira que não havia registrado nenhuma queixa séria sobre violações e que, este ano, foram registradas metade das irregularidades do que na eleição de 2012.

*Agência Reuters

Tags: EleiçãoPutinRússiavitória
Notícia anterior

RJ | Comunidade da Maré nas ruas por Marielle

Próxima notícia

CASO MARIELLE | Polícia mantém carro apreendido

redacao

redacao

Próxima notícia
Foto: G1

CASO MARIELLE | Polícia mantém carro apreendido

Presidente da SIP, Gustavo Mohme | Foto: Divulgação

Entidade denuncia intimidação ao grupo VIU!

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist