quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Gabinete de Segurança de Israel aprova guerra contra Hamas

Anúncio chancela a declaração dada no sábado pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que prometeu responder 'com todas as forças' à ofensiva-relâmpago

redacao Por redacao
08/10/2023 - 10:10
em Mundo
A A
cessar fogo israel hamas

Primeiro ministro Benjamin — Foto: Reprodução

Compartilhar:

O Gabinete de Segurança de Israel aprovou oficialmente o estado de guerra contra o Hamas — um dia após a série de ataques promovida pelo grupo palestino deixar quase mil mortos e mais de 4 mil feridos, segundo balanço mais recente. O anúncio chancela a declaração dada no sábado pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que prometeu responder “com todas as forças” à ofensiva-relâmpago.

— Estamos em guerra e vamos vencer. O inimigo pagará um preço que nunca conheceu — disse Netanyahu em mensagem de vídeo divulgada no sábado.

Com o novo status, o Exército poderá atuar de forma ainda mais intensiva contra os combatentes palestinos. A expectativa é de que as forças israelenses realizem uma ampla operação na Faixa de Gaza, cujos moradores têm um prazo de 24 horas para deixar o local — mas sem perspectivas de onde encontrar abrigo seguro na cidade sitiada. Nesse meio tempo, judeus que residem nos arredores do enclave palestino estão sendo evacuados.

O documento será levado à aprovação do Comitê de Relações Exteriores e Defesa do Knesset, alcunha dada ao Parlamento israelense, na segunda-feira e, posteriormente, o primeiro-ministro anunciará a decisão perante o plenário. Na segunda, o comitê também aprovará retroativamente a decisão do governo de convocar reservistas e declarar estado de emergência, informou o jornal The Times of Israel.

Leia Também

Trump cobra fechamento das fronteiras da França após onda de protestos e violência

Protestos na França terminam com um morto e mais de mil detidos

Além da disputa com o Hamas, houve também uma troca de tiros com forças do Hezbollah na fronteira do país com o Líbano neste domingo — após o movimento xiita libanês disparar uma série de mísseis em “solidariedade” ao povo palestino nos campos de Sabaa, território em disputa que foi ocupado por Israel em 1967.

A ofensiva do Hamas contra o Estado de Israel começou às 6h30 de sábado com os disparos de foguetes de vários locais de Gaza. Em seguida, começaram os ataques de entre 200 e 300 combatentes palestinos infiltrados em Israel a diversas localidades próximas ao território. Segundo o Exército de Israel, eles usaram picapes, botes de borracha e até parapentes para entrar no território.

Um porta-voz das Forças Armadas israelenses confirmou que vários civis e soldados foram mantidos reféns em casa, como na cidade de Ofakim, ou levados para o território palestino. O número total de capturados, informa o Haaretz, é desconhecido.

Escalada na região: Policial egípcio mata a tiros dois turistas israelenses e um egípcio em Alexandria
O Hamas divulgou um comunicado após o início dos ataques. Israel, junto com o Egito, mantém um duro bloqueio contra a Faixa de Gaza desde que o grupo assumiu o poder em 2007. Desde então, ocorreram vários conflitos entre combatentes palestinos e o Estado judeu.

“Decidimos pôr fim a todos os crimes da ocupação [israelense], o seu tempo de violência sem responsabilização acabou”, declarou o grupo. “Anunciamos a Operação Dilúvio de al-Aqsa e disparamos, no primeiro ataque de 20 minutos, mais de 5 mil foguetes”, escreveram, fazendo referência à histórica disputa em torno da mesquita de al-Aqsa, local em Jerusalém que é sagrado tanto para muçulmanos como para judeus.

Um alto funcionário do Hamas disse que o objetivo da captura de reféns é trocá-los pelos prisioneiros palestinos nas cadeias israelenses. Em mensagem divulgada em redes sociais, Netanyahu disse que o país está em guerra contra o grupo.

Com informações do Jornal O GLOBO.

Tags: HamasIsrael
Notícia anterior

‘Efeito Ozempic’ leva empresas a repensarem modelo de negócios

Próxima notícia

Botafogo bate o Fluminense e mantém folga na liderança do Brasileirão

redacao

redacao

Próxima notícia
MELHORES MOMENTOS FLUMINENSE X BOTAFOGO

Botafogo bate o Fluminense e mantém folga na liderança do Brasileirão

ataque israel

Ao menos 260 corpos são encontrados em rave em Israel

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist