quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

MPF pede suspensão da licença do Ibama para perfuração de poço na Foz do Amazonas

Procuradoria da República do Amapá quer que novos testes ambientais sejam feitos antes da liberação da licença

redacao Por redacao
21/10/2025 - 14:25
em Brasil
A A
MPF move ação para suspender licença do Ibama que autoriza a Petrobras a perfurar poço na Foz do Amazonas.

Reprodução

Compartilhar:

A autorização concedida pelo Ibama à Petrobras para perfurar um poço de petróleo na Foz do Amazonas virou alvo do Ministério Público Federal (MPF). O órgão acionou a Justiça para tentar suspender a licença até que novas avaliações ambientais sejam realizadas.

A ação civil pública foi proposta pela Procuradoria da República do Amapá antes mesmo do anúncio oficial da estatal sobre a liberação. O processo está sob análise da 1ª Vara Federal Cível do estado, que ainda não se pronunciou.

De acordo com o MPF, a liberação do Ibama teria ignorado falhas no Plano de Emergência Individual (PEI) da Petrobras — protocolo que define medidas em caso de vazamento de óleo. O órgão pede que o licenciamento só tenha validade após a realização de um novo teste simulado na região.

Os procuradores afirmam que há pendências também no Plano de Proteção e Atendimento à Fauna Oleada (PPAF), destacando possíveis irregularidades como o uso de embarcações inadequadas, operações noturnas e demora no resgate de animais atingidos por óleo.

Leia Também

Emissões de gases de efeito estufa caem 9% no Brasil em 2025

Prefeituras têm até 12 de dezembro para prestar contas sobre gestão de praias e orlas

Mesmo com os apontamentos, a Diretoria de Licenciamento Ambiental (Dilic) do Ibama considerou o processo regular, argumentando que as correções poderão ser feitas durante a fase inicial da perfuração.

Fontes ligadas ao MPF indicam que decisões judiciais anteriores já determinaram a necessidade de resolver “déficits técnicos” antes da liberação de licenças ambientais, o que reforça o pedido de suspensão temporária da autorização.

A Petrobras informou que o bloco FZA-M-059 está localizado em águas profundas do Amapá, a cerca de 500 quilômetros da foz do rio Amazonas e a 175 quilômetros da costa. A perfuração está prevista para começar de forma imediata e deve durar cerca de cinco meses. O objetivo é coletar dados geológicos para avaliar o potencial de exploração de petróleo e gás natural na Margem Equatorial.

*Da Agência Fonte Exclusiva.

Tags: #Amazônia#Exploração de Petróleo#Ibama#Margem EquatorialFoz do AmazonasJustiça Federallicença ambientalMeio AmbienteMPFPetrobras
Notícia anterior

Mounjaro é aprovado pela Anvisa como primeiro medicamento para apneia do sono

Próxima notícia

Após pane global na AWS, Mercado Livre e Mercado Pago retomam operações no Brasil

redacao

redacao

Próxima notícia
Pane na nuvem da Amazon expõe dependência global e afeta Mercado Livre e Mercado Pago

Após pane global na AWS, Mercado Livre e Mercado Pago retomam operações no Brasil

Trump acena com redução de tarifas à China, mas impõe condições e comenta América Latina

Trump pressiona China por soja e fentanil e comenta crise na Argentina

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist