O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou nesta terça-feira (18) a nomeação de 303 candidatos aprovados para vagas adicionais do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2024. As autorizações foram publicadas no Diário Oficial da União por meio das portarias nº 10.293, 10.294 e 10.295.
As nomeações abrangem órgãos como os Ministérios da Agricultura e Pecuária (Mapa), da Saúde, da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, além da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Distribuição das vagas por portaria:
- Portaria nº 10.293/2025: 15 vagas de nível superior para analista de infraestrutura (AIE), com atuação em projetos de grande porte nos setores de transporte, energia, saneamento, mineração, comunicações e desenvolvimento urbano e regional.
-
Portaria nº 10.294/2025: 173 vagas de nível médio para três órgãos:
- Mapa: 60 vagas (25 agentes de atividades agropecuárias, 25 agentes de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal e 10 técnicos de laboratório);
- Funai: 38 vagas para técnico em indigenismo;
- IBGE: 75 vagas para técnicos em informações geográficas e estatísticas.
- Mapa: 60 vagas (25 agentes de atividades agropecuárias, 25 agentes de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal e 10 técnicos de laboratório);
-
Portaria nº 10.295/2025: 115 vagas de nível superior:
- Mapa: 60 vagas (50 auditores fiscais federais agropecuários e 10 tecnologistas no Inmet);
- Ministério da Saúde: 55 vagas para tecnologistas.
- Mapa: 60 vagas (50 auditores fiscais federais agropecuários e 10 tecnologistas no Inmet);
Após a publicação, os órgãos devem realizar as nomeações, verificando disponibilidade de vagas, compatibilidade orçamentária e cumprimento dos requisitos legais pelos candidatos.
CNU 1 – inovação no concurso:
A primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado ofereceu 6.640 vagas em 21 órgãos federais, divididas em oito blocos temáticos para candidatos de nível médio e superior. Entre as inovações, os candidatos puderam concorrer a mais de um cargo dentro do mesmo eixo temático, e as provas foram aplicadas simultaneamente em 228 cidades, até 100 km da residência dos participantes, tornando o processo mais acessível e democrático.
*Da Agência Fonte Exclusiva.








