Uma nova massa de ar frio começou a avançar sobre o Brasil e deve provocar queda nas temperaturas em diferentes regiões do país ao longo desta semana.
A mudança no clima será mais sentida na faixa central do território nacional, onde os dias terão grande variação térmica, com manhãs mais frias, tardes quentes e redução das temperaturas novamente à noite.
Segundo a meteorologista Andrea Ramos, o cenário é típico do outono, período de transição entre o calor do verão e o frio do inverno.
“Em maio, o clima já começa a apresentar características mais próximas do inverno, que oficialmente começa em junho”, explicou a especialista.
Enquanto boa parte do Centro do país terá predomínio de tempo seco e estável, as regiões Norte e Nordeste concentram os maiores volumes de chuva previstos para os próximos dias, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia.
Chuvas intensas atingem Norte e parte do Nordeste
Na Região Norte, os maiores acumulados devem ocorrer nos estados do Amazonas, Pará, Amapá e Roraima. Em algumas localidades, os volumes podem ultrapassar 150 milímetros ao longo da semana.
Já nas demais áreas da região, a chuva deve ocorrer de maneira mais irregular, com acumulados abaixo de 80 milímetros.
No Nordeste, o destaque fica para o norte do Piauí e do Maranhão, onde há previsão de chuvas acima de 100 milímetros em pontos isolados. No litoral nordestino, a tendência é de precipitações mais fracas, enquanto o interior deve seguir com tempo seco e baixa possibilidade de chuva.
Sul e Sudeste terão temperaturas mais baixas
Na Região Sul, a previsão indica tempo mais estável no início da semana, sem expectativa de grandes volumes de chuva. A partir de sexta-feira (15), áreas de Santa Catarina e Paraná podem registrar pancadas isoladas.
O frio também deve ser mais intenso na região sulista, principalmente durante as manhãs e noites.
Já no Sudeste, o tempo deve permanecer instável em pontos do Rio de Janeiro e no litoral norte de São Paulo. Há ainda possibilidade de formação de nevoeiros em áreas serranas, como a Serra da Mantiqueira, entre São Paulo e Minas Gerais, além das regiões serranas fluminenses e do Espírito Santo.
Centro-Oeste terá semana seca e chuvas no fim do período
Na Região Centro-Oeste, a previsão aponta predomínio de tempo firme durante boa parte da semana no Distrito Federal e em Goiás.
Já em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, há previsão de chuvas irregulares a partir de sexta-feira, com possibilidade de acumulados superiores a 60 milímetros em algumas áreas.
*Da Agência Fonte Exclusiva








