Pense no saboroso chuvisco e logo alguém apontará Campos dos Goytacazes (RJ), no Norte Fluminense, como terra deste doce açucarado. Mas apesar desta guloseima ser um tradição nesta cidade de 500 mil habitantes, sua origem está em Portugal.
E ao contrário do que muitos imaginam, o doce não chegou à região junto com a colonização portuguesa, mas a produção nacional mais antiga foi localizada em Campinas, no interior de São Paulo.
Na verdade, o chuvisco começou a ser produzido em Campos a partir da década de 60, segundo pesquisa realizada pelo professor de geografia Ives Duque, em palestra realizada em 2017 no Museu de Campos, quando tratou do tema.
“Até então, o município era conhecido como a terra da goiabada. Talvez por necessidade de gerar uma nova fonte de turismo e também de satisfazer o gosto pelo doce”, destacou na ocasião.
TRADIÇÃO PODERÁ SER PERDIDA
O doce, seja granulado ou em caldas, é gostoso e o preparo exige tempo e dedicação das doceiras. Por isso, o pesquisador observou que muitas estavam optando por trabalhar com outros tipos de receita e a maioria não estava passando o conhecimento para novas gerações.
Isso poderá comprometer a continuidade deste patrimônio imaterial da cidade. Embora a origem do doce seja portuguesa, é praticamente impossível que a receita tenha se mantido a mesma.
A receita de chuvisco mais antiga a que o pesquisador teve acesso foi de uma Sinhá de Campinas-SP, a Custódia Leopoldina, de 1863 a 1873.
“Por isso afirmo que, apesar de sua origem, ele é um doce brasileiro no modo de se fazer”, disse. Ainda que a receita tenha se abrasileirado, o chuvisco continua gostoso e cai muito bem em festas de aniversários, sobremesa ou acompanhando um vinho colheita tardia, como Vinho do Porto. Então, vamos fazer chuvisco?
INGREDIENTES
12 gemas passadas em peneira
1/2 colher de sopa de creme de arroz
1 e 1/2 colheres de sopa de farinha de trigo
1/2 colher de sobremesa de pó royal
2 kg de açúcar cristal para a calda
COMO FAZER
1 – Peneire juntos os ingredientes secos.
2 – Passe as gemas pela peneira dando apenas um corte com uma faca para que escorra naturalmente e bata em batedeira durante 15 minutos.
3 – Desligue a batedeira.
4 – Junte os ingredientes secos aos poucos (peneirados juntos) misturando levemente com uma colher de pau.
5 – Bata bem até engrossar.
6 – Quando a massa der pingos grossos estará no ponto.
COMO FAZER A CALDA
1 – Leve ao fogo 2 panelas, uma maior e outra menor.
2 – Na menor, onde são feitos os chuviscos, coloque 1 kg de açúcar cristal e 3 copos de água, deixe ferver.
3 – Na maior, coloque também 1 kg de açúcar e 4 e 1/2 copos de água e deixe ferver em fogo baixo.
4 – Conserve 1 chaleira no fogo com água fervente, para se necessário colocar nas caldas (caso fique muito grossa).
5 – Quando estiver a calda da panela menor borbulhando, jogar dentro 1 colher de sopa de água, a qual juntou 1 colher de chá de gema dissolvida (para espumar a calda).
6 – Assim que espumar pegue uma colher de chá da massa e com o auxílio do dedo, empurre para a panela com espuma e deixe cozinhar um pouco para tomar forma de uma gota.
7 – Passe para a panela pegando com uma escumadeira.
8 – Quando terminar a massa toda, coloque um pouco de água fervente, junte a outra calda grossa, ficando assim uma só calda.
9 – Junte os chuviscos e deixe cozinhar até ficarem transparentes e brilhantes.
10 – Deixe na calda até o dia seguinte.