A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) intensificou o planejamento do setor elétrico diante da possibilidade de um El Niño de forte intensidade nos próximos meses. A preocupação envolve principalmente áreas isoladas da Amazônia Legal, onde parte do abastecimento depende do transporte fluvial de combustíveis.
A agência também comunicou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) as medidas adotadas para reduzir riscos de interrupções no fornecimento de energia durante as eleições de 4 de outubro.
A estratégia reúne geradoras, distribuidoras, transmissoras e demais agentes do setor. A previsão considerada pela Aneel aponta 95% de probabilidade de ocorrência de um El Niño classificado como “muito forte” entre outubro e dezembro.
Aneel antecipa recursos para usinas isoladas
O diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, anunciou a abertura de um processo para antecipar recursos destinados às despesas extraordinárias de pequenas usinas responsáveis pelo atendimento de comunidades isoladas da Amazônia Legal.
A medida busca permitir que essas unidades formem estoques de combustível antes do período de possíveis dificuldades de navegação.
A preocupação está relacionada à possibilidade de redução do nível dos rios em decorrência da estiagem. Caso os rios fiquem com níveis mais baixos, o transporte de combustíveis até determinadas localidades poderá ser prejudicado.
Em regiões que não estão conectadas ao Sistema Interligado Nacional, parte da eletricidade é produzida por usinas movidas a óleo diesel.
Recursos virão da Conta de Consumo de Combustíveis
De acordo com a Aneel, os recursos utilizados para antecipar a compra e o armazenamento de combustível serão provenientes da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), mecanismo destinado a financiar a geração de energia em áreas isoladas.
A agência informou que a medida não deverá representar aumento nas tarifas de energia elétrica nem gerar impacto adicional sobre as contas fiscais.
A intenção é permitir que os produtores independentes mantenham combustível disponível antes que eventuais restrições à navegação dificultem o abastecimento das usinas.
Setor elétrico prepara operação especial para as eleições
Além das medidas relacionadas ao El Niño, o setor elétrico está organizando uma operação especial para o período eleitoral.
O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Márcio Rea, afirmou que, neste momento, não existe uma preocupação específica de que o fenômeno climático comprometa o fornecimento de energia durante a votação.
O planejamento terá atenção especial às localidades mais afastadas e com maior dificuldade de acesso. A estratégia prevê medidas preventivas para reduzir a possibilidade de interrupções nos pontos considerados mais vulneráveis.
Objetivo é manter o fornecimento de energia
A articulação entre Aneel, ONS, geradoras, distribuidoras e transmissoras busca antecipar possíveis impactos provocados pelas condições climáticas previstas para os próximos meses.
Nas áreas isoladas da Amazônia, a formação antecipada de estoques de combustível pretende reduzir os riscos associados à logística fluvial.
Já durante as eleições, o planejamento especial deverá concentrar esforços na continuidade do fornecimento de energia em locais considerados estratégicos ou de acesso mais complexo.
*Da Agência Fonte Exclusiva








