O perfil do Instagram de Zlatan Ibrahimovic diz que ele é escritor. Na semana passada, o sueco, de fato, escreveu uma nova página em sua notável carreira ao se tornar o artilheiro mais velho na Série A do Campeonato Italiano.
Num roteiro cheio de drama e suspense, o atacante do Milan alcançou o marco – aos 41 anos e 166 dias – após converter o pênalti (em segunda tentativa) na partida contra a Udinese no dia 18, que terminou com derrota do Milan por 3 a 1.
Ao bater o pênalti na primeira vez, Ibrahimović mandou a bola para o canto esquerdo e o goleiro da Udinese conseguiu pegá-la. Só que o juiz marcou invasão na cobrança e mandou voltar.
Na segunda cobrança, o sueco marcou e ultrapassou o recorde de 2007 do italiano Alessandro Costacurta, que tinha de 41 anos e 25 dias de idade e também jogava pelo Milan.
O gol de Ibrahimovic empatou a partida em 1 a 1 pouco antes do intervalo, mas a Udinese avançou no segundo tempo e garantiu a vitória.
“É uma honra, mas lamento que este gol não tenha trazido os três pontos”, comentou Ibrahimovic, de acordo com a Sky Sport Italia.
Foi o primeiro gol do atacante desde que ele voltou a jogar depois de uma cirurgia para corrigir uma lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) no meio do ano passado.
“Nunca sofri tanto”
Após o Milan conquistar o Scudetto, o escudo do campeonato, na temporada passada, Ibrahimovic revelou nas redes sociais que jogou nos últimos seis meses da temporada 2021/2022 praticamente “sem” a LCA do joelho esquerdo – a forte faixa de tecido que conecta o osso da coxa ao osso da canela e à articulação do joelho.
“Tomei mais de 20 injeções em seis meses”, contou Ibrahimović em um post publicado em sua conta verificada no Instagram.
“Eu ‘esvaziava’ o joelho uma vez por semana por seis meses. Tomei analgésicos todos os dias durante esse período. Mal dormi por seis meses por causa da dor. Nunca sofri tanto dentro e fora do campo.”
Mas, apesar da idade e da lesão colocarem sua carreira em risco, Ibrahimović estava e está determinado a continuar jogando futebol.
“Contanto que eu possa produzir resultados, vou continuar jogando”, disse, em novembro passado. “No dia em que eu estiver mais lento, quero que as pessoas com quem convivo sejam honestas e me digam que estou desacelerando, daí serei realista.”
O Milan segue em quarto lugar no campeonato após a derrota e entra em campo em 2 de abril para enfrentar o líder da liga, o Napoli.
Enquanto isso, na Arábia Saudita, Cristiano Ronaldo – outro atacante lendário – também desafia a idade. Ela marcou um glorioso gol em chute de fora da área na vitória do Al Nassr sobre o Abha por 2 a 1 na Saudi Pro League no sábado.
Em seguida, o craque português permitiu que seu companheiro de equipe Anderson Talisca convertesse o pênalti da vitória oito minutos como sinal de respeito ao colega: o brasileiro Talisca acabara de voltar após uma lesão.
Com informações da CNN.








