O Brasil teve um sábado de grandes resultados no Mundial Paralímpico de Judô, disputado em Tbilisi, na Geórgia. A delegação conquistou três medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze, chegando a dez pódios na competição.
Com os resultados deste sábado (26), o país soma três ouros, cinco pratas e dois bronzes. O Mundial termina neste domingo (27), com as disputas por equipes.
Alana Maldonado conquista o quarto título mundial
Um dos destaques brasileiros foi Alana Maldonado. Bicampeã paralímpica na classe J2, voltada para atletas com baixa visão, a judoca paulista conquistou o quarto título mundial da carreira na categoria até 70 kg.
Na decisão, Alana enfrentou a cazaque Ayala Mereke. A luta precisou ir para o golden score e terminou com vitória brasileira por wazari.
Arthur Silva é bicampeão mundial
Na classe J1, destinada a judocas cegos, Arthur Silva também voltou ao lugar mais alto do pódio. O potiguar venceu o britânico Daniel Powell por wazari na categoria até 95 kg e garantiu o bicampeonato mundial.
Arthur já havia conquistado o título na edição de 2025, realizada em Astana, no Cazaquistão. O atleta também é campeão paralímpico, após conquistar a medalha de ouro nos Jogos de Paris, em 2024.
Brenda Freitas mantém título
A terceira medalha de ouro brasileira veio com Brenda Freitas, na classe J1, categoria até 70 kg.
Na final, a judoca derrotou a chinesa Wang Wenjing com um ippon em menos de um minuto de combate. O resultado garantiu a Brenda o bicampeonato mundial, mantendo o título conquistado na edição anterior.
Brasil também conquista quatro medalhas
Além dos três ouros, o Brasil teve outros quatro atletas no pódio neste sábado.
Milena Freitas ficou com a medalha de prata na classe J1, acima de 70 kg. Marcelo Casanova também conquistou a prata, na classe J2, até 95 kg.
Os dois bronzes foram conquistados por Rebeca Silva, na classe J2, acima de 70 kg, e Felipe Amorim, na classe J2, acima de 95 kg.
As últimas medalhas do Mundial Paralímpico de Judô serão disputadas neste domingo (27), quando acontecem as competições por equipes.
*Da Agência Fonte Exclusiva








