quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Usinas Canabrava e Sapucaia continuam com benefício fiscal do Estado

Por desativar produção e não gerar empregos, Usina Paraíso é excluída da política de benefícios fiscais do governo Estadual

redacao Por redacao
03/12/2019 - 13:09 - atualizado em 10/12/2019 - 14:54
em Economia
A A
Produção de cana em Campos-RJ

Foto: Reprodução e ilustrativa

Compartilhar:

Com sua unidade produtiva desativada para safra deste ano, a Usina Paraíso, localizada no distrito Tocos, na Baixada Campista, foi excluída do benefício fiscal concedido pelo governo do Estado do Rio as indústrias vinculadas à produção de álcool e açúcar. 

A deliberação foi do Conselho Permanente de Políticas para o Desenvolvimento do Estado do Rio (CPPDE), depois de realizar uma visita técnica às instalações da indústria controlada pela família Coutinho e constatar “o não cumprimento do acordo”, que implica, entre outras exigências, na atividade industrial, geração de empregos, limite de faturamento e regularidade tributária.  

De acordo com o relatório do CPPDE, a Paraíso descumpriu todos os tópicos do acordo. Na safra deste ano a empresa decidiu por não acionar o parque industrial e vendeu a produção de cana para a Usina Sapucaia, controlada pelo Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio (Coagro). 

A Paraíso, por sinal, é a única da região com capacidade de produzir a própria matéria prima, graças a propriedade de grandes áreas para cultivo e este ano informou que produziu apenas butanol e acetona,  matérias primas para indústria farmacêutica e de tintas. “Mas a produção foi infrutífera”, diz o relatório. 

Leia Também

Redução do desmatamento pode evitar R$ 1,16 trilhão em prejuízos climáticos

Receita Federal paga R$ 41 bilhões em restituições do IR em 2026

A usina Sapucaia também foi alvo de uma inspeção, por conta de denúncias de irregularidades. De acordo como relatório, a Sapucaia descumpriu metas de faturamento nos últimos quatro anos (2015 a 2018). 

O relatório destaca, no entanto, que a unidade processa 600 mil toneladas de cana, produz de 25 a 30 milhões de litros de etanol e 180 mil toneladas de açúcar. 

A Sapucaia responde por 700 empregos diretos e 3.500 empregos indiretos durante a safra, comprando 50% da matéria prima de pequenos e médios produtores a um raio de até 70 km. Mesmo diante das irregularidades constatadas, o benefício fiscal da indústria continua sob análise.

Na Usina Canabrava, empresa que está sob nova administração, a Comissão constatou que a unidade está processando 600 mil toneladas de cana com foco na produção de etanol. 

A unidade produz 35 milhões de litros de etanol por ano, gerando 1.500 empregos diretos e  4.000 empregos indiretos. 

A usina compra “90% da matéria prima de pequenos e médios produtores de cana localizados a um raio de até 30 km da usina” localizada na divisa entre Campos e São Francisco do Itabapoana. 

Interessante observar que a Canabrava nesta safra contratou um contingente que representa o dobro da mão-de-obra da Usina Sapucaia. 

No quesito regularização, a Canabrava também se destaca diante das inspeções dos órgãos reguladores. A empresa está com todas  as certificações de segurança do Corpo de Bombeiros, tem alvará de funcionamento definitivo e regularização junto a Agência Nacional de Combustíveis e Biocombustíveis (ANP), já que a indústria está focada apenas na produção de etanol. 

A Sapucaia enfrenta alguns entraves. Segundo informações extraoficiais, a indústria ainda não conseguiu regularizar pendências junto ao Instituto Estadual do Ambiente (INEA). 

A secretaria Estadual de Fazenda (SEFAZ), contrariando os setores produtivos e classe política do Norte Fluminense, tenta acabar a política de benefícios fiscais para o setor sucroalcooleiro, mas no caso das Usinas Sapucaia e Canabrava, os benefícios, ainda estão sob análise, mas continuam vigorando.

Tags: #BenefíciosFiscias#UsinasCampos-RJ
Notícia anterior

Sete dicas para iniciantes no mundo das apostas esportivas

Próxima notícia

CNJ afasta juiz que usou grupo de WhatsApp para atacar Gilmar Mendes

redacao

redacao

Próxima notícia
Conselho Nacional de Justiça

CNJ afasta juiz que usou grupo de WhatsApp para atacar Gilmar Mendes

Prefeito de Macaé-RJ, Dr. Aluízio

Prefeito de Macaé reúne a tropa e diz que o governo vai eleger a chapa Guto Garcia e Thales Coutinho na sucessão 

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist