quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Petrobras identifica nova ocorrência de hidrocarbonetos no pré-sal da Bacia de Campos

Poço exploratório localizado a mais de 200 km da costa fluminense apresenta indícios de petróleo e gás, segundo a estatal.

redacao Por redacao
13/04/2026 - 16:31
em Economia
A A
Nova descoberta da Petrobras no litoral do Rio reforça potencial energético do pré-sal

Imagem: Arte/Petrobrás

Compartilhar:

A Petrobras anunciou a identificação de hidrocarbonetos em uma nova área do pré-sal da Bacia de Campos, reforçando o potencial exploratório da região. A descoberta ocorreu no bloco C-M-477, a partir da perfuração de um poço no setor SC-AP4.

De acordo com a companhia, o poço 1-BRSA-1404DC-RJS está situado em águas profundas, a cerca de 2.984 metros de profundidade, e a aproximadamente 201 quilômetros do litoral do Rio de Janeiro.

A presença de hidrocarbonetos foi confirmada por meio de perfis elétricos, além de indícios de gás e coleta de amostras de fluido durante a perfuração. Esses elementos indicam potencial para a existência de petróleo e gás natural na área, embora estudos mais detalhados ainda sejam necessários.

As amostras recolhidas serão submetidas a análises laboratoriais, etapa fundamental para compreender as características dos reservatórios e dos fluidos encontrados. A partir desses dados, será possível avaliar a viabilidade comercial e definir os próximos passos da exploração.

Leia Também

Redução do desmatamento pode evitar R$ 1,16 trilhão em prejuízos climáticos

Receita Federal paga R$ 41 bilhões em restituições do IR em 2026

A Petrobras informou ainda que a perfuração foi concluída com segurança, seguindo protocolos ambientais e operacionais, sem registro de incidentes.

A atuação no bloco C-M-477 está alinhada à estratégia da empresa de ampliar suas reservas de petróleo e gás, especialmente em áreas consideradas de fronteira exploratória. A iniciativa também busca garantir o suprimento energético do país durante o processo de transição para fontes mais limpas.

A Petrobras é a operadora do bloco, com participação de 70%, em parceria com a empresa BP, que detém os 30% restantes. A área foi adquirida durante a 16ª Rodada de Licitações promovida pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, sob regime de concessão.

*Da Agência Fonte Exclusiva

Tags: #BaciadeCampos#EconomiaBrasileira#ExploraçãoDePetróleo#Gásnatural#PréSal#RiodeJaneiro#TransicaoEnergeticaEnergiaPetrobrasPetróleo
Notícia anterior

Governo troca comando do INSS e nomeia Ana Cristina Viana Silveira para presidência do órgão

Próxima notícia

EUA avançam com bloqueio no Estreito de Ormuz e elevam tensão militar no Oriente Médio

redacao

redacao

Próxima notícia
EUA anunciam bloqueio naval no Estreito de Ormuz após fracasso de negociações com o Irã. Medida aumenta tensão militar e faz petróleo subir.

EUA avançam com bloqueio no Estreito de Ormuz e elevam tensão militar no Oriente Médio

Parque Nacional da Tijuca registra 4,9 milhões de visitantes em 2025 e segue como o mais visitado do Brasil, com novas obras e melhorias previstas.

Parque Nacional da Tijuca bate recorde de visitantes e lidera ranking no Brasil

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist