A presença feminina na agricultura familiar tem desempenhado papel decisivo na ampliação da diversidade de alimentos disponíveis para a população brasileira. A avaliação é da ministra do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Fernanda Machiavelli, que ressaltou a importância das mulheres rurais na produção de alimentos mais variados e nutritivos.
Durante participação no programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a ministra destacou que, embora haja equilíbrio entre homens e mulheres nas propriedades rurais, são elas que se destacam na produção de alimentos diversificados.
Segundo Machiavelli, enquanto o agronegócio concentra sua produção em poucas commodities, como grãos e carnes, a agricultura familiar é responsável por uma ampla variedade de alimentos. Somente no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos, são mais de 400 tipos produzidos.
A ministra enfatizou que essa diversidade presente no prato dos brasileiros é resultado direto do trabalho das mulheres, especialmente por meio dos chamados quintais produtivos — espaços próximos às residências onde são cultivados alimentos variados e criados pequenos animais.
Como resposta a demandas apresentadas por movimentos sociais, como a Marcha das Margaridas, o governo federal tem ampliado políticas de incentivo a essas iniciativas. De acordo com a ministra, mais de 100 mil quintais produtivos já foram estruturados em todo o país, fortalecendo a produção e a autonomia das mulheres no campo.
Apesar dos avanços, Machiavelli destacou os desafios enfrentados pelas trabalhadoras rurais, especialmente na conciliação entre atividades produtivas e domésticas. Muitas ainda acumulam funções, incluindo o cuidado com a casa e a família.
Entre as dificuldades apontadas está a realização de tarefas básicas, como lavar roupas, muitas vezes feita manualmente devido à falta de equipamentos. Para enfrentar esse problema, o governo, em parceria com cooperativas locais, tem investido na criação de lavanderias coletivas agroecológicas em assentamentos rurais.
Esses espaços contam com máquinas industriais e são administrados por associações de mulheres. Além de facilitar o trabalho, as lavanderias oferecem estruturas como brinquedotecas, permitindo que as mães realizem suas atividades com mais tranquilidade. Os locais também funcionam como pontos de convivência e organização comunitária.
Outro ponto destacado pela ministra é a necessidade de ampliar o acesso a máquinas e tecnologias no campo. Assim como nas cidades, as mulheres rurais buscam equipamentos que reduzam o esforço físico e aumentem a produtividade, como roçadeiras e ferramentas agrícolas modernas.
Para o governo, o investimento em infraestrutura, tecnologia e políticas públicas voltadas às mulheres é essencial para garantir melhores condições de vida no campo, além de fortalecer a segurança alimentar e a economia rural.
*Da Agência Fonte Exclusiva








