quinta-feira, 22 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Entenda como o Brasil vai perder a Embraer

redacao Por redacao
21/12/2018 - 13:51 - atualizado em 23/12/2018 - 20:02
em Economia
A A
Embraer terá que explicar fusão

Empresas debater fusão, mas enfrentam questionamentos de acionistas brasileiros | Foto: Poder Aéreo

Compartilhar:

Acordo com a Boeing divulgado como fusão, segundo Associação de Investidores, é uma venda para a concorrente norte-americana;

A Associação Brasileira de Investidores (Abradin) protocolou na 19ª Vara Cível Federal de São Paulo um pedido de interpelação judicial cível aos diretores e conselheiros da Embraer. A entidade quer explicações detalhadas sobre o processo de fusão com a Boeing.

A interpelação também pede informações a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBOVESPA), União e Embraer (pessoa jurídica).

CLIQUE AQUI E LEIA PEDIDO DE INTERPELAÇÃO NA ÍNTEGRA 

Há indícios relevantes de que a proposta de formação de uma joint venture é uma fachada. Estaria encobrindo uma venda escancarada no setor de aviação comercial, colocando em jogo a parte mais rentável da empresa brasileira. Nos EUA, a venda mascarada de joint venture seria considerada uma fraude.

EMPRESA BRASILEIRA SOBREVIVERÁ DE DIVIDENDOS

De acordo com o memorando divulgado pela fabricante de aviões brasileira, a Boeing seria detentora de 80% de uma nova empresa que surgiria a partir de uma cisão entre as divisões da indústria comercial, executiva e militar da Embraer. A fabricante brasileira ficaria com apenas 20% desta nova empresa. Ou seja, passaria a sobreviver basicamente de dividendos.

Leia Também

Redução do desmatamento pode evitar R$ 1,16 trilhão em prejuízos climáticos

Receita Federal paga R$ 41 bilhões em restituições do IR em 2026

Continuaria com a divisão de jatos executivos e militares,  setores que na avaliação do mercado não sobreviveriam diante da falta de economia de escala proporcionada pela divisão comercial.

O ARTIGO 54 DO ESTATUTO DA EMBRAER PREVÊ OFERTA PÚBLICA DE AQUISIÇÃO DE AÇÕES PARA ACIONISTAS MINORITÁRIOS, EM CASO DE NEGOCIAÇÃO DE 35% DO CAPITAL DA EMPRESA PARA UM COMPRADOR

De acordo com reportagem publicada pelo Wall Street Journal em outubro deste ano, a empresa norte-americana enfrenta um gargalo na produção de jatos para aviação civil. Isso explicaria a busca de soluções e logística para atender a demanda global neste segmento, que até agosto deste ano, teve um aumento de 6,8%.

Portanto, a Embraer nesta caso, uma empresa sadia, com boa carteira de clientes no mercado e tecnologia padrão internacional, é um grande negócio.

“Trata-se de uma indústria de elevada intensidade de desenvolvimento tecnológico, com a competência de gerar tecnologia para diversos setores da economia”, diz a petição da Abradin.

ACORDO SEM TRANSPARÊNCIA E LONGE DOS ACIONISTAS

As negociações entre as duas empresas de aviação acontecem longe dos acionistas, quando, segundo a Abradin, deveria ter mais transparência para os investidores, que poderão ser os maiores lesados.

“A dinâmica comercial proposta, contida no Memorando de Entendimento assinado pelas partes e descrita no fato relevante publicado em 17/12/18 propõe a criação de uma nova empresa e a constituição de uma segunda joint venture, entre outras deliberações, nos seguintes termos:

a) Uma empresa para a área de aviação comercial (filão do mercado), da qual a Boeing estadunidense terá uma participação de 80% (controle operacional e gestão da nova empresa) do capital e a Embraer 20%;

b) Uma Joint Venture para promoção comercial, para promoção e desenvolvimento de produtos e serviços na área de defesa.

A Embraer, na proposta de aliança com a Boeing, disponibilizaria negócios e serviços de aviação comercial, que são ativos já consolidados no mercado e que representam maior volume da receita da companhia, enquanto a Boeing oferece “as operações de desenvolvimento comercial, produção, marketing e serviços de suporte”, ou seja, ativos sem expressão neste mercado.

“A Embraer é uma empresa de excelência tecnológica ímpar no hemisfério sul”, explica o presidente da Abradin, o economista Aurélio Valporto, em entrevista ao Canal desta página página no Youtube.

Na quinta-feira (20), o juiz da 24ª Vara Cível de São Paulo, Victorio Giuzio Neto, concedeu uma liminar – decisão provisória – que suspende o acordo entre a Boeing e Embraer.

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos é um dos autores do pedido, junto a outros sindicatos de trabalhadores da região onde a Embraer mantém fábricas. A Abradin aguardará o resultado da interpelação para definir a estratégia para questionar o acordo no âmbito judicial.

Tags: #Boeing#Embraer#Fusão#Venda de royalties
Notícia anterior

Pobreza afeta mais de 40 milhões de pessoas nos EUA

Próxima notícia

Cartilha para coibir violência contra jornalistas

redacao

redacao

Próxima notícia
SIP

Cartilha para coibir violência contra jornalistas

Aluízio e Vandré

MACAÉ (RJ) | Entenda a renúncia do vice-prefeito

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist