quarta-feira, 21 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

BYD dá partida em fábrica de carros elétricos na Bahia

redacao Por redacao
09/10/2023 - 23:40
em Economia
A A
byd carros eletricos

Presidente da BYD no Brasil apresenta modelo Dolphin Plus © Thomson Reuters

Compartilhar:

A montadora chinesa BYD deu início oficial à construção de sua fábrica de carros eletrificados em Camaçari, na Bahia, mantendo expectativa de investimento de 3 bilhões de reais nos próximos anos, anunciou seu presidente global, Wang Chuanfu, em cerimônia com autoridades do Estado nesta segunda-feira.

No evento, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou que seu governo encaminhou à Assembleia Legislativa do Estado proposta para isenção de cobrança de IPVA sobre veículos elétricos que custarem até 300 mil reais. A proposta também inclui fixar em 2,5% o IPVA do veículos que custarem acima disso.

A construção da fábrica, em um terreno que até 2021 era usado pela Ford para produzir carros a combustão, reforçará a presença de montadoras chinesas no país, em um momento em que empresas com presença mais estabelecida no Brasil tentam convencer o governo federal a criar mecanismos que restrinjam importações de veículos elétricos.

“Escolhemos Camaçari porque queremos transformar este lugar em um Vale do Silício”, disse Wang por meio de tradutor. “Vamos instalar um centro de pesquisa e desenvolvimento nesta cidade e desenvolver novas soluções para a transição verde”, acrescentou o executivo durante a cerimônia da pedra fundamental da fábrica.

Leia Também

Redução do desmatamento pode evitar R$ 1,16 trilhão em prejuízos climáticos

Receita Federal paga R$ 41 bilhões em restituições do IR em 2026

“O Brasil é um mercado com grande potencial.”

O evento contou com participação do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, e do ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Além da BYD, GWM e Chery, esta por meio de parceria com o grupo nacional Caoa, têm impulsionado as vendas de carros elétricos e híbridos no país, ao lado da pioneira Toyota, deixando para trás no segmento automotivo que mais cresce no Brasil grupos como General Motors, Stellantis e Volkswagen.

A BYD vendeu em setembro 2.137 carros, na liderança de veículos eletrificados do país, à frente das 1.741 unidades da Toyota e das 1.307 da GWM, segundo dados divulgados na sexta-feira pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) e citados pela montadora chinesa.

O segmento de carros eletrificados (que inclui híbridos) vendeu cerca de 8.500 veículos em setembro no país, atrás apenas de agosto, quando foram comercializados por volta de 9.400 unidades, segundo dados da associação de montadoras, Anfavea. No acumulado do ano até o mês passado, o volume vendido soma quase 57.500 veículos, crescimento de cerca de 68% sobre um ano antes.

A BYD, que rivaliza com a Tesla a primeira posição mundial entre os maiores fabricantes de carros elétricos do mundo, pretende iniciar a produção de seus veículos na Bahia até o final de 2024. A capacidade da fábrica, que terá 5 mil trabalhadores diretos, será de 150 mil veículos por ano, que a empresa pretende alcançar gradualmente.

Com informações da Reuters.

Tags: #Automóveis#BYD#Carros elétricos
Notícia anterior

Cláusula bizarra nos contratos de “The Rock” é revelada

Próxima notícia

Brasileiro que estava em festival em Israel é encontrado morto, diz família

redacao

redacao

Próxima notícia
brasileiro morto em israel

Brasileiro que estava em festival em Israel é encontrado morto, diz família

denuncias contra victor bonato

O que dizem as denúncias contra influencer religioso preso

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist