O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, assinou recentemente um memorando de entendimento com o Ministério do Investimento dos Emirados Árabes Unidos para “promover a exploração e o desenvolvimento de minerais estratégicos essenciais para a transição energética”, conforme informou o site oficial do Ministério.
Segundo a pasta, o acordo é considerado “um marco” na cooperação entre os dois países e prevê investimentos de até R$ 15 bilhões em áreas como pesquisa mineral, processamento, comercialização, transferência de tecnologia e capacitação de trabalhadores.
O Ministério destacou que o memorando busca “aproximar” autoridades e empresas do Brasil e dos Emirados Árabes para “fomentar a cooperação em projetos minerais no Brasil”.
“Essa parceria representa uma oportunidade estratégica para fortalecer a posição do Brasil no cenário global da transição energética e da mineração sustentável”, afirmou Silveira.
Ele também destacou que o acordo projeta um relacionamento econômico mais robusto e diversificado, mencionando o aumento das exportações brasileiras para os Emirados Árabes entre 2023 e 2024.
“Esse memorando não apenas fortalece os laços entre o Brasil e os Emirados Árabes, mas também reafirma o nosso compromisso com uma transição energética justa, inclusiva e equilibrada”, concluiu.
Da Agência Fonte Exclusiva, com informações da RT Brasil.








