quarta-feira, 21 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

O longo caminho da capoeira

redacao Por redacao
16/07/2018 - 21:34
em Cultura
A A
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Compartilhar:

Há 10 anos como Patrimônio Cultural da Unesco, capoeiristas brasileiros ainda cobram acesso a incentivos

*Por Lucas Pordeus León

EBC – Há 10 anos a capoeira tornava-se Patrimônio Cultural Brasileiro, mas até hoje antigos mestres ainda encontram dificuldades em acessar incentivos.

Em 2014, a prática foi reconhecida como Patrimônio Imaterial da humanidade pela Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Estima-se que o Brasil exportou a capoeira para 150 países.

A CAPOEIRA NO BRASIL

Leia Também

Sonhar com bebê: descubra os significados desse sonho

Sonhar com macaco: o que significa e quais são as interpretações?

A capoeira surgiu quando o Brasil ainda era uma colônia de Portugal, nas lavouras entre os escravos trazidos do continente Africano. A prática nasceu da luta pela liberdade. É o que explica o professor de Educação da Universidade Federal do Recôncavo Bahiano, Gean Adriano Barros da Silva, que também é mestre de capoeira. VÍDEO:

Fonte: Portal VIU! | Youtube

Com o fim da escravidão e o surgimento da primeira República, em 1889, a capoeira tornou-se crime previsto no Código Penal, descrito como vadiagem. O professor do recôncavo baiano explica que somente com o presidente Getúlio Vargas, em 1937, é que a prática foi legalizada.

Atualmente, na periferia de Salvador, no bairro de Castelo Branco, o mestre U ou Wesley Carvalho Filho, de 34 anos, gerencia uma academia com cerca de mil alunos espalhados entre os Estados da Bahia e de Sergipe. Ele conta que aprendeu a capoeira com o avó e começou cedo, logo aos 2 anos. Para o mestre U, capoeira é transformação social.

PATRIMÔNIO IMEMORIAL

Desde que se tornou patrimônio cultural, título dado em 2008 pelo Iphan, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a capoeira é alvo de politicas públicas para estimular e promover a prática. Mas para o Mestre U, pouca coisa mudou com o título.

O Iphan reconhece que os mestres que não tiveram educação formal têm dificuldades em receber recursos de editais. O Instituto gerencia, em cada estado, a criação dos Planos de Salvaguarda da Capoeira, que definem as políticas públicas para promoção da cultura. Representante do Iphan, Clair Júnior explica que há regiões mais avançadas na produção dos planos.

O professor da Universidade Federal do Recôncavo Bahiano, Gean Adriano Barros da Silva, acredita que a política pública não está chegando a toda comunidade da capoeira.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan, pede que os capoeiristas procurem as sedes estaduais do órgão e se filiem aos coletivos de capoeira para terem acesso a possíveis incentivos.

Tags: #Capoeira#Humanidade#Patrimônio#Unesco
Notícia anterior

Ex-prefeito tem prisão preventiva decretada

Próxima notícia

Decreto antecipa 50% do 13º de aposentados

redacao

redacao

Próxima notícia
Foto: Agência Brasil

Decreto antecipa 50% do 13º de aposentados

Foto: Reprodução

Bloqueio de celulares roubados

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist