*Reportagem Especial
EBC – São Paulo nesta segunda-feira (10) é a imagem de uma metrópole sob a devastação de um efeito climático. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 114 milímetros de precipitação na estação do Mirante de Santana, zona norte da capital paulista, o segundo maior volume de chuva para um mês de fevereiro em 77 anos.
Diante dos transtornos, a Defesa Civil recomendou que os paulistanos fiquem em casa.
As chuvas fizeram o Tribunal de Justiça do estado suspender o expediente e o Rio Pinheiros atingir o maior nível dos últimos 15 anos. Estão suspensos os expedientes em todas as unidades judiciais e administrativas das comarcas da Capital, Barueri, Botucatu, Cubatão, Franco da Rocha, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Jandira e Osasco.
Marginal Tietê, em São Paulo na manhã desta segunda-feira (10). Alguém ainda duvida dos efeitos climáticos? pic.twitter.com/5HkqaGWOHX
— Roberto Barbosa (@rgbarbosa) February 10, 2020
“A medida é necessária em razão do caos que chuvas intensas e alagamentos estão causando nas cidades. A Presidência do TJSP também informa que, aos funcionários que chegarem a suas unidades até as 11 horas e quiserem, espontaneamente, permanecer até 17 horas, quando todos serão dispensados, serão concedidas horas credoras”, informa a nota divulgada pelo TJ-SP.
A Polícia Federal também cancelou o atendimento ao público na Superintendência Regional.
“Os requerentes de passaporte e estrangeiros com agendamento programado para a data desta segunda-feira (10) poderão retornar até o dia 28 de fevereiro, sem necessidade de reagendar o seu atendimento”, diz a PF por meio de nota.
?? Volume de chuva em São Paulo é o segundo maior para o mês de fevereiro em 77 anos https://t.co/HDzqjUqqmP
? Cedido para Agência Brasil#alagamentosp#chuvasp pic.twitter.com/zV7pu67hzB— Agência Brasil (@agenciabrasil) February 10, 2020
O Corpo de Bombeiros registrou 36 desabamentos e 320 pontos de enchente no município. Os principais rios da capital paulista transbordaram. O Pinheiros alagou a Marginal Pinheiros na altura da Ponte Cidade Universitária e da Ponte do Jaguaré.
O ponto mais crítico do Rio Tietê é próximo à Ponte do Piqueri. Os córregos que registram transbordamento são: Córrego Tremembé, Córrego Ipiranga, Córrego Pirajuçara e Córrego Perus.
Na capital paulista, a chuva mais forte começou no final da tarde do domingo (09) e permanece firme nesta segunda-feira . Considerando todos os meses do ano, este foi o oitavo maior acumulado em 24 horas de toda a história de medições do Inmet.
Na grande São Paulo, foi registrado volume de chuva de 145,8 milímetros em Barueri, grande São Paulo, maior volume de chuva desde 2013.
PREVISÃO DE CHUVA
A Secretaria de Educação do Estado suspendeu as aulas em 37 escolas, de um total de pouco mais de 5 mil unidades. O conteúdo das aulas será reposto futuramente.
As escolas que estão com problemas devido às chuvas devem reportar as ocorrências por meio do número 0800-7700012.
A chuva na capital paulista não cessou durante a manhã. Às 12h, foram registrados, 85 pontos de alagamento, um aumento de 23 pontos apenas na última hora. A prefeitura da capital suspendeu o rodízio de carros e caminhões.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (Cgesp), a tendência para esta segunda-feira é de que o tempo permaneça fechado e chuvoso. A previsão indica que as precipitações devem se intensificar até as primeiras horas da tarde.
O órgão alerta ainda para a alta probabilidade de ocorrerem alagamentos e deslizamentos de terra em áreas de risco.
6 RECOMENDAÇÕES DA CGESP
1- Evite transitar em ruas alagadas
2 – Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas
3 – Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda
4 – Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios
5 – Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas
6 – Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) no número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.