RT – O número de pessoas mortas pelo surto de coronavírus na China já chegou a 80 e o país, segundo as autoridades sanitárias, contabiliza centenas de pacientes diagnosticados com a bactéria, apesar de todos os esforços de contenção. Alguns casos também foram relatados fora da China.
A primeira morte foi relatada em Xangai, e outra na província de Henan, enquanto mais treze pessoas morreram na província de Hubei – o epicentro do surto – onde cerca de 130 pessoas estariam em estado grave ou crítico.
Cerca de 7.000 pessoas permanecem sob maior supervisão médica devido aos “contatos íntimos” potencialmente perigosos.

Enquanto isso, o número de pessoas que venceram o vírus e receberam alta hospitalar aumentou para pelo menos 85 pessoas, segundo as autoridades.
A China está enfrentando uma “situação grave”, porque o novo coronavírus está “acelerando sua disseminação” , alertou o presidente Xi Jinping recentemente. Ele acrescentou, no entanto, que, o país está adotando todos os esforços para conter o surto. “A China, definitivamente, será capaz de vencer a batalha”, disse.
Cerca de 450 médicos militares chineses, muitos com experiência no combate ao SARS ou Ebola, foram enviados à região afetando para ajudar os funcionários do hospital que estão sobrecarregados e exaustos, por estarem atuando em turnos ininterruptos nas últimas semanas.
Enquanto isso, as autoridades locais estão correndo para construir uma nova instalação de mil leitos, especificamente para tratar vítimas do vírus mortal.
As autoridades chinesas também impuseram restrições estritas às viagens a cidde de Wuhan, o epicentro da contaminação, bem como em quase 20 cidades na província de Hubei, com está com cerca de 50 milhões de pessoas praticamente em quarentena no meio da temporada de férias.
Com muitos eventos públicos em massa cancelados, limitações adicionais foram impostas às rotas de ônibus. A equipe médica foi encarregada de verificar a temperatura dos viajantes em busca de sinais de febre – o sintoma mais aparente do coronavírus, seguido de tosse seca e falta de ar.
ENTENDA O VÍRUS
Acredita-se que o vírus – que causa sintomas graves do tipo gripe – tenha passado de animais para humanos em um mercado de alimentos e animais em Wuhan, e desde então sofreu mutação para transmitir de pessoa para pessoa.
Fora da China, o vírus já foi detectado em pelo menos dez estados, incluindo EUA , França , Coréia do Sul , Japão , Nepal , Vietnã e Cingapura.
No sábado, foram relatadas infecções adicionais na Tailândia , Austrália e Malásia – quando o Canadá anunciou o primeiro “caso confirmado presuntivo” de coronavírus em Toronto. Quase todos os pacientes confirmados haviam viajado de Wuhan nas últimas semanas, e a maioria deles está em condição estável.