O secretário estadual de Governo, Rodrigo Bacellar, anunciou que o governador Cláudio Castro visitará no próximo sábado (15) os três municípios do Norte e Noroeste Fluminense mais afetados pela enchente.
A visita começará por Campos às 13h30, seguindo para Itaperuna às 14h30 e Cambuci, às 15h30.
“O governador Cláudio Castro colocou desde a semana passada diversas pastas em regime de plantão para atender os municípios. É uma força-tarefa que envolve Defesa Civil, Bombeiros, Assistência Social, Infraestrutura, DER-RJ e Secretaria das Cidades”, destacou Bacellar.
“Estamos monitorando, trabalhando e dialogando com gestores de municípios do Norte e Noroeste. É um trabalho árduo, sem transformar a dor das pessoas em espetáculo”, destacou Rodrigo, ressaltando que o governador vai estar neste final de semana na região para acompanhar o trabalho das equipes”.
Desde o início dos temporais que castigam diversas regiões fluminenses, engenheiros, técnicos e operários atuam nas rodovias com maquinário e caminhões para desobstruir e limpar os trechos afetados. A assistência acontece também nas cidades da Região Serrana.
O Corpo de Bombeiros realizou aproximadamente 400 atendimentos relacionados às chuvas desde quinta-feira (06).
O secretário afirmou que o governo do estado está em contato permanente com as autoridades municipais e à disposição em caso de necessidade, seguindo as definições do Plano de Contingência para Chuvas de Verão 2022. O documento, desenvolvido de forma integrada entre diversas secretarias do Governo RJ, traça protocolos para resposta rápida a emergências causadas por chuvas intensas no território fluminense.
Os agentes seguem monitorando as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos do território fluminense, enviando alertas para as regiões em caso de riscos hidrológicos e geológicos e dando suporte quando as ocorrências extrapolam a capacidade de resposta da gestão municipal.
Todas as regiões registram áreas de inundações, deslizamentos, alagamentos e queda de árvores.
“Os nossos profissionais seguem visitando as regiões afetadas para analisar a situação in loco e prestar todo apoio às Defesas Civis municipais, a fim de minimizar danos. Os agentes prestam, inclusive, auxílio às autoridades locais no preenchimento de documentação para decretação de situação de emergência”, descreveu o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.
“Em episódios de chuva forte, uma resposta rápida do poder público faz diferença. Por determinação do governador estamos atuando dia e noite para minimizar o impacto dos estragos causados pelas fortes chuvas e permitir a trafegabilidade”, afirma o secretário das Cidades, Uruan Andrade.