Portal Viu
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Rádio Viu Digital!
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Rádio Viu Digital!
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Rodas de samba retornam ao Rio de Janeiro e especialistas criticam flexibilização

Viu Online Por Viu Online
30/05/2021 - 22:16
em Cidade
A A
Especialistas criticam flexibilizações no Rio de Janeiro

Imagens obtidas pela CNN mostram espaços lotados e frequentadores sem máscara; especialistas criticam a flexibilização (Foto: Divulgação)

Músicos, sambistas e produtores culturais comemoram a liberação das rodas de samba, autorizada por um decreto do prefeito Eduardo Paes (PSD), após meses de proibição. A medida fazia parte das restrições contra o novo coronavírus. Entre a sexta-feira (28), primeiro dia da liberação, e sábado (29), diversas rodas de samba foram registradas na capital.

A CNN recebeu vídeos dos eventos espalhados pela cidade. Como era de se imaginar, o público estava feliz e comemorava muito o retorno, mas, nas imagens, alguns protocolos sanitários não foram respeitados. Muitos estavam sem máscara e o distanciamento, recomendado pelas autoridades de saúde, também não aconteceu.

O pesquisador da Fiocruz Diego Xavier é um dos que demonstraram preocupação com a flexibilização das rodas de samba. “Se sabemos que o não uso de máscara faz com que a doença se espalhe, dificilmente em uma roda de samba as pessoas vão cantar usando máscara.

LEIA TAMBÉM

Alerj aprova flexibilização do uso de máscaras no Rio de Janeiro

Polícia fecha festa no RJ e rave clandestinas com 1.500 pessoas

Velório de padre morto por Covid em Vitória (ES) tem caixão aberto e aglomeração

“Motociata” de Bolsonaro no RJ causa aglomeração de milhares de apoiadores

Apesar de normalmente as rodas de samba serem em locais abertos, há aglomeração, as pessoas dificilmente usarão máscara o tempo todo. A cidade ainda está em situação de extremo risco. Não há situação de folga suficiente que justifique a retomada dessas atividades”, apontou.

Infectologista da Academia de Medicina, Celso Ramos enxerga a autorização como uma medida política. “O vírus é transmitido por via aérea e quando você canta, grita, fala alto, além de eliminar pequenas gotículas, você também elimina gotículas de aerossol, que permanecem no ar por mais tempo e podem ser transmitidas por uma distância maior.

Quando você faz uma roda de samba, espera-se que as pessoas cantem, bebam, falem alto. Então eu não consigo entender a medida. Não enxergo nenhuma razão técnica para essa liberação. Apenas razão política, talvez.”

A CNN conversou com Iverson Mendes, presidente da Batucada-RJ, a Associação das Rodas de Samba, Pagode, Choro, Expressões Culturais Afro Tradicionais do Estado do Rio de Janeiro, criada no último dia 6 de março para ajudar profissionais que passam dificuldades financeiras. O músico relatou que são tempos difíceis, de prejuízos incalculáveis e, por isso, nasceu a associação, para ajudar essa parcela da classe artística a se reerguer.

A Batucada também tem o propósito de debater junto às esferas municipal, estadual e federal a inserção deste tipo de manifestação cultural na agenda das políticas públicas do Rio. Mendes defende a criação de um calendário estadual da manifestação artística.

“As rodas de samba, pagode, fazem parte do turismo também. Turistas do Brasil e do mundo estão aqui para apreciar e conhecer. Só na capital são pelo menos 400 rodas de samba, isso sem contar o estado todo”, disse.

Na cidade do Rio de Janeiro, um calendário chegou a ser implantado em outubro de 2019, com mais de 250 grupos envolvidos, responsáveis por mais mil apresentações por ano e o envolvimento de 4 mil músicos. Porém, a chegada da pandemia provocou a interrupção.

A Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) vê com otimismo o retorno das rodas de samba e também das feijoadas nas quadras das agremiações. Mas ressalta a importância do respeito aos protocolos sanitários, com uso obrigatório de máscara, sem aglomerações e a oferta de álcool em gel em eventos.

“É um prenúncio de que as atividades das escolas de samba vão começar a movimentar os seus componentes e o público. E, se Deus quiser, juntos, progressivamente e com muita responsabilidade, conseguiremos organizar o Carnaval que estamos sonhando há mais de um ano”, disse o presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro.

As informações são da CNN.

Tags: #aglomeração#Aglomerações#RodaDeSambaFlexibilização
EnviarCompartilhamentoTweetCompartilhamentoCompartilhamentoEnviar
Notícia anterior

Médico brasileiro faz piada misógina com muçulmana e é preso no Egito

Próxima notícia

Neymar cobre símbolo da Nike em uniforme da Seleção após acusações de abuso sexual

Viu Online

Viu Online

 Notícias relacionadas

Copacabana Palace multa aglomeração
Cidade

Copacabana Palace vai ser multado após promover festa de luxo para 500 pessoas

15/05/2021 - 17:37
Sábado é marcado por filas e aglomeração em pontos de venda de chocolates em Campos
Cidade

Pontos de venda de chocolates em Campos registram aglomeração neste sábado

03/04/2021 - 21:12
Governador em exercício comemorou 42 anos em Itaipava, na Serra do RJ. Petrópolis proíbe aglomerações
Cidade

Governador do RJ celebra aniversário e convidado revela: “tudo bêbado e sem máscara”

29/03/2021 - 15:58
Carregar mais
Próxima notícia
Empresa alega que rompeu contrato com jogador por ele não colaborar em investigação de assédio sexual

Neymar cobre símbolo da Nike em uniforme da Seleção após acusações de abuso sexual

Diante de intensificação da pandemia de Covid-19 no país, confederação busca realizar jogos em outro local

Conmebol suspende Copa América na Argentina e cogita cancelar torneio

COLUNISTAS

Campos-RJ: Gatos estão sendo exterminados com agrotóxico usado como raticida 

Marcos Pedlowski
22/05/2022 08:57

Turbinado por petróleo, Estado do Rio precisa de um novo ciclo virtuoso

Ranulfo Vidigal
22/05/2022 08:39

Federico Baudelaire 01: Juro por Zeus, padre olivácio, edir rouba mais cedo e pastor de andrade

Frederico Baudelaire
22/05/2022 12:40

Geleia Geral 03: Antropofagia Oswaldiana, linguagem metafórica e fragmentos poéticos

Geléia Geral | Arthur Gomes
18/05/2022 10:47

Canal Livre: Entrevista de Ciro Gomes desmascara “formadores de opinião” 

Agenor Burla
15/05/2022 06:36

Campos-RJ: O que leva Rosinha Garotinho a disparar contra o filho Wladimir 

Roberto Barbosa
11/05/2022 11:28

Tintas diversas em poética afoita e faminta

Deneval Siqueira
05/05/2022 03:31

Bezerra Menezes: Testemunha do diálogo de Maria mãe de Jesus com Judas Iscariotes

João Vicente
31/03/2022 03:41

Notícias Campos de GoytacazesNotícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, Macaé-RJ, Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil e o mundo.
E-mail: contato@viuonline.com.br

EDITORIAS

Arte Brasil Cidade D+News Fonte Exclusiva Geral Jogos Mundo Negócios Opinião Podcast Tecnologia & Inovação

RÁDIO VIU! DIGITAL

Ooops ! You forgot to enter a stream url ! Please check Radio Player configuration

Your browser does not support the audio element.
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Rádio Viu Digital!

Portal Viu! - Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Rádio Viu Digital!

Portal Viu! - Criação Web Tchê Digital

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist