Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, também anunciam o cancelamento do carnaval de 2022. Os municípios temem o avanço da variante Ômicron da covid-19 e da cepa H3N2 da gripe influenza.
As cidades seguem a mesma decisão de outros municípios, como do Rio de Janeiro, onde o prefeito Eduardo Paes também anunciou o cancelamento do carnaval de rua.
Os dados demonstram que cinco regiões do estado do Rio de Janeiro estão em bandeira verde, de acordo com a edição de número 62 do Mapa de Risco da covid-19, divulgada na sexta-feira (7) pela Secretaria de Saúde estadual.
Já as regiões Metropolitana I, Baía de Ilha Grande, Médio Paraíba e Norte Fluminense ficaram em bandeira amarela. Na classificação geral, o estado se mantém em bandeira verde. A análise compara as semanas epidemiológicas de 19 a 25 de dezembro e de 05 a 11 de dezembro.
A partir de 26 de dezembro a 01 de janeiro, houve aumento repentino na positividade dos testes para detecção da Covid-19. A taxa passou de 1,4%, no fim de dezembro, para mais de 20% nos primeiros dias de janeiro. Esse aumento ainda não se reflete nesta edição do mapa.
Os indicadores levam em consideração a taxa de ocupação de leitos e o aumento no número de óbitos e internações, além da taxa de positividade.
Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa, de risco muito alto, e vermelha, laranja, amarela e verde , que representam risco muito baixo.
Os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decisão, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada localidade.
As prefeituras de Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio, na Região dos Lagos, também deverão anunciar nesta terça-feira, 11 de janeiro, o cancelamento do carnaval de 2022. As cidades temem o avanço da variante Ômicron da covid-19 e da cepa H3N2 da gripe influenza.
— Roberto Barbosa (@rgbarbosa) January 10, 2022
Pacientes com sintomas moderados a graves, como febre acima de 37,5 e dificuldades respiratórias, deverão procurar diretamente uma UPA ou emergência hospitalar, onde realizarão o teste e passarão por atendimento médico para avaliação do quadro de saúde.
Na próxima semana, serão abertos mais três postos com maior capacidade diária de realização de testes. Os centros serão instalados no Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz, em Nova Iguaçu, no posto do Iaserj do Maracanã e no Estádio de Atletismo Célio de Barros, também no Maracanã.