O sistema de saúde do município de Rio das Ostras, na região dos Lagos, entrou em colapso. Imagens que circulam nas redes sociais mostram pacientes com sintomas de covid-19, deitadas no chão, na parte de fora do Pronto Socorro Municipal, à espera de atendimento. A unidade é referência de atendimento na cidade.
Em relatos no Facebook, moradores destacam o esforço da equipe médica, mas criticam a falta de organização na unidade de Saúde.
Uma paciente esperou cerca de cinco horas para fazer a triagem e para sair com exame confirmando coronavírus, ela teria que esperar mais 3 horas na unidade de saúde.
Outra denúncia é que pacientes com suspeita de covid-19 estão misturados com os outros pacientes nas enfermarias.
Para conter a proliferação do vírus, Rio das Ostras fechou bares, quiosques depósitos de bebidas, restaurantes, lanchonetes, pizzarias e similares, além das praias (não será permitida a permanência). Nas praças, lagoas, lagos, rios, parques e mirantes, academias, estúdios, similares e afins também está proibido o acesso do público.
Também proibidas as manifestações religiosas presenciais dentro de templos de qualquer natureza.
De acordo com o último boletim divulgado pela Prefeitura de Rio das Ostras, 100% dos leitos clínicos e UTIs estão ocupados.
O município já contabilizou 8.252 casos de coronavírus confirmados e 224 óbitos pela doença. A equipe de reportagem do Portal VIU! tentou contato com a Prefeitura, mas até a publicação desta matéria não houve retorno.