Os restaurantes e as academias de ginástica já voltaram a funcionar em Macaé (RJ), Norte Fluminense, a partir desta quinta-feira (13). O município ampliou as normalização das atividades econômicas depois de entrar na faixa verde, segundos os indicadores da pandemia do novo coronavírus.
A liberação gradual da economia local vem acontecendo após a publicação de de diferentes decretos do Prefeito Dr. Aluízio, estabelecendo normas.
Cada decreto trata de um segmento específico, estabelecendo horários de funcionamento e detalhando os protocolos de segurança a serem seguidos pelas atividades.
Os parâmetros criados foram discutidos com representantes de cada área na última semana por meio de reuniões com o governo municipal, em que os pontos das medidas preventivas a serem adotadas foram apresentados e debatidos.
Outra estratégia adotada pela prefeitura para reabertura destes novos segmentos foi a realização de testagem para Covid nas equipes de profissionais, o que vem acontecendo desde o início da liberação progressiva das atividades econômicas.
Fiscalização e conscientização
Para evitar aglomerações e manter respeito aos protocolos de prevenção, o governo municipal realiza fiscalização em todos os estabelecimentos.
Além disso, é preciso contar com a conscientização de que a faixa verde não é sinônimo de fim da pandemia, mas sim que os indicadores que medem o risco da doença estão baixos dentro de escala.
Esta semana entrou em vigor o decreto 114/2020 que amplia a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção como forma de diminuir as chances de contágio pelo coronavírus com o aumento do número de pessoas em circulação.