Em plena quarta-feira (5), a areia da Praia de São Conrado, na Zona Sul do Rio, ficou tomada de banhistas, indo contra a determinação da prefeitura para conter o novo coronavírus.
Na Praia da Barra, na Zona Oeste do Rio, alguns grupos foram flagrados na areia e duas pessoas foram abordadas por agentes da Operação Segurança Presente.
Reportagem do G1 percorreu as duas praias e flagrou a permanência de diversos banhistas e cadeiras na areia e a prática de altinha, o que é proibido por decreto.
Neste sábado (1º), a cidade entrou na fase 5 de flexibilização. Apesar da liberação de banho de mar e trabalho restrito de ambulantes, ainda estão proibidos o aluguel de cadeiras e barracas, o banho de sol na areia e o uso de caixas térmicas.
Na Barra, onde apareceu uma mancha escura no mar na manhã desta quarta, algumas pessoas colocaram cadeiras na areia e um grupo jogou altinha.
Em São Conrado, a areia ficou cheia de banhistas e pelo menos quatro grupos praticaram altinha.
Fim de semana de praia cheia
No primeiro fim de semana após o início da fase 5 de flexibilização, também houve desrespeito das regras em diversas praias do Rio. Diversas praias da cidade ficaram cheias e algumas pessoas estavam sem máscara.
