Portal Viu
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Rádio Viu Digital!
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Rádio Viu Digital!
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Prefeitura de Niterói reforça atendimento a mulheres vítimas de violência

Objetivo do Treinamento Lilás é preparar agentes públicos para identificar e auxiliar mulheres em situação de violência

Viu Online Por Viu Online
30/09/2021 - 08:00
em Cidade
A A
Niteroi reforça ajuda a mulheres vitimas de violencia

Coordenadora de Políticas e Direitos das Mulheres, Fernanda Sixel, ressaltou a importância do Treinamento Lilás (Foto: Divulgação - Prefeitura de Niterói)

A Prefeitura de Niterói reforçou o combate à violência contra a mulher e o acolhimento das vítimas. Guardas municipais da Patrulha Escolar foram treinados pela Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim) e já colocaram em prática as orientações que receberam dando apoio a uma mulher que sofreu agressão por parte do companheiro e fazendo todo o acompanhamento necessário na delegacia especializada.

O objetivo do Treinamento Lilás é preparar agentes públicos para identificar e auxiliar mulheres em situação de violência, seja física ou psicológica. Quase 120 guardas municipais já foram treinados e a meta é ampliar cada vez mais o número de agentes capacitados.

A Coordenadora de Políticas e Direitos das Mulheres, Fernanda Sixel, ressaltou a importância do Treinamento Lilás e do conhecimento para o enfrentamento à violência.

LEIA TAMBÉM

Vídeo: Homem dá cadeirada em mulheres que se beijaram em bar na Baixada Santista (SP)

Funcionária que denunciou procurador diz que agressor ‘desprezava mulheres’

Procuradora é brutalmente agredida por colega em SP

Cabeleireira denuncia estupro em cena de sexo filmada durante show de Henrique e Juliano

“Levar conhecimento e formação sobre gênero e às diferentes formas de violências é fundamental para a garantia de direitos e o enfrentamento à violência contra as mulheres. O Treinamento Lilás segue capacitando os servidores da prefeitura e as instituições da sociedade que buscam qualificar suas equipes. Todos os agentes de trânsito já receberam capacitação, assim como a Patrulha Escolar e parte da Guarda Municipal de Niterói. Vamos capacitar todos os guardas. Queremos que os nossos guardas fortaleçam a Rede de Enfrentamento à Violência para oferecerem um atendimento adequado e humanizado às vítimas de violência, gerando sensibilização e encaminhamento para a rede de proteção e atendimento da cidade“, explicou Fernanda.

O treinamento dos guardas municipais que trabalham na Patrulha Escolar já rendeu frutos: depois de serem acionados por populares, os agentes interromperam uma briga entre um homem e uma mulher no Centro de Niterói, atuaram e levaram o agressor para a delegacia especializada, acompanharam todo o registro de ocorrência e o processo de exame de corpo de delito.

De imediato a Codim foi acionada e atendeu a mulher, de 23 anos que foi acolhida na Sala Lilás, que funciona no Posto Regional de Polícia Técnica Científica (PRPTC), uma parceria entre as Prefeituras de Niterói e Maricá, Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e Secretaria de Polícia Civil.

A vítima, que estava acompanhada de uma criança de 7 anos, foi recebida pela equipe da Codim que fez contato com familiares que foram buscá-las. O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) vai acompanhar o caso e encaminhar a vítima aos equipamentos de proteção necessários.

“A Guarda Municipal de Niterói tem um treinamento específico para várias situações, com mediação de conflitos e abordagens de acordo com o que a situação pede. Esse curso é muito importante para que os agentes atuem de uma forma diferenciada em casos de violência contra a mulher.

Logo no dia seguinte ao Treinamento Lilás, nossos agentes já se depararam com uma situação delicada, e a capacitação com certeza fez a diferença”, explicou Macedo Sapucaia, coordenador da Patrulha Escolar.

O Treinamento Lilás tem como objetivo orientar os agentes sobre o tratamento humanizado às mulheres em situação de violência e sobre a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher na cidade e os órgãos parceiros.

As informações são da Prefeitura de Niterói.

Tags: #NiteroiRJ#Prefeitura de Niterói#Treinamento Lilás#Violência contra a mulher
EnviarCompartilhamentoTweetCompartilhamentoCompartilhamentoEnviar
Notícia anterior

Ambev aumenta preço das cervejas nesta sexta-feira (30)

Próxima notícia

Bernardinho aborda liderança e motivação no Fórum de Turismo de Macaé

Viu Online

Viu Online

 Notícias relacionadas

México passa por onda de desaparecimentos de mulheres
Mundo

México passa por onda de desaparecimento de mulheres jovens

31/05/2022 - 23:53
Vereadora recebeu vídeo de homem ejaculando em uma foto dela Luirce Paz registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil
Cidade

Vereadora recebe vídeo de homem ejaculando em cima de foto dela

30/05/2022 - 21:38
Kelly Pereira. Influencer sofre agressões de namorado
Brasil

Influencer Kelly Pereira denuncia humorista Lucas AK por agressões

27/05/2022 - 10:20
Carregar mais
Próxima notícia
Palestra de Bernardinho em Macaé

Bernardinho aborda liderança e motivação no Fórum de Turismo de Macaé

Promovido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Estadual de Turismo, o Fórum colocou em debate a importância da atividade turística para o Estado do Rio e a retomada do segmento.

Estado e municípios avaliam retomada do Turismo pós-pandemia

COLUNISTAS

Coluna Geleia Geral 07: Trem de Doido Mina Turca

Geléia Geral | Arthur Gomes
22/06/2022 03:10

Movimentos sociais dos EUA em marcha contra a miséria no país

Roberto Barbosa
19/06/2022 06:34

Sobre terra sem mal e a poética de Waldo Motta (III)

Deneval Siqueira
19/06/2022 04:14

Federico Baudelaire 04: Em 29 de junho tem Festa Das Bacantes

Federico Baudelaire
19/06/2022 01:07

Jornada de 30 horas para aumentar vagas no mercado de trabalho

Ranulfo Vidigal
17/06/2022 12:30

Campos-RJ: Gatos estão sendo exterminados com agrotóxico usado como raticida 

Marcos Pedlowski
22/05/2022 08:57

Canal Livre: Entrevista de Ciro Gomes desmascara “formadores de opinião” 

Agenor Burla
15/05/2022 06:36

Bezerra Menezes: Testemunha do diálogo de Maria mãe de Jesus com Judas Iscariotes

João Vicente
31/03/2022 03:41

Notícias Campos de GoytacazesNotícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, Macaé-RJ, Campos dos Goytacazes-RJ, Brasil e o mundo.
E-mail: contato@viuonline.com.br

EDITORIAS

Arte Brasil Cidade D+News Fonte Exclusiva Geral Jogos Mundo Negócios Opinião Podcast Tecnologia & Inovação

RÁDIO VIU! DIGITAL

Ooops ! You forgot to enter a stream url ! Please check Radio Player configuration

Your browser does not support the audio element.
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Rádio Viu Digital!

Portal Viu! - Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Brasil
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Negócios
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Rádio Viu Digital!

Portal Viu! - Criação Web Tchê Digital

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist