O Diário Oficial da União publicou nesta segunda-feira (13), portaria do Ministério da Justiça proibindo a entrada de torcedores estrangeiros, envolvidos em atos de violência nos estádios, para assistirem aos jogos da Copa América que serão realizados no Brasil.
Os jogos serão abertos nesta terça-feira (14), com a partida entre Brasil e Bolívia, no Estádio do Morumbi, em São Paulo. A final será disputada no dia 7 de julho, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.
A portaria estabelece que os órgãos de controle fronteiriço e de atividades de fiscalização migratória nos portos, aeroportos internacionais e pontos de fiscalização terrestre de migração estão instruídos a impedir a entrada no país de pessoa que conste nos sistemas de controle migratório como “membro de torcida envolvida com violência em estádios”. A portaria terá validade até o dia 7 de julho.
De acordo com a Agência Brasil, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) vai utilizar o sistema de reconhecimento facial para identificação de torcedores nos seis estádios onde serão disputadas as partidas.
De acordo com o gerente de Segurança do Comitê Organizador Local da Conmebol, Hilário Medeiros, esse será o primeiro evento no Brasil a trabalhar com o reconhecimento facial.








