O superintendente de Orçamento e Finanças da Secretaria de Saúde do Rio, Carlos Frederico Verçosa Duboc, foi preso nesta quarta-feira (17), no âmbito da Operação Mercadores do Caos.
O inquérito apura suposta fraude na compra emergencial de respiradores para atender pacientes com Covid-19. A operação foi deflagrada pela Polícia Civil e Ministério Público Estadual (MPE).
Segundo as investigações, o material foi comprado e não foi entregue pelo fornecedor. O empresário Anderson Bezerra também foi preso pela polícia.
Duboc é servidor do município do Rio e foi cedido à administração estadual desde janeiro de 2019. Ficou subordinado ao ex-secretário de Saúde Edmar Santos, exonerado pelo governador Wilson Witzel, em função das denúncias de irregularidades.
O servidor foi mantido pelo atual secretário Fernando Ferry e cabia a ele autorizar despesas, incluindo as empenhadas com dispensa de licitação.
O superintendente foi preso em sua casa, no bairro Pendotiba, em Niterói. Já o empresário estava no Andaraí, na Zona Norte do Rio. Os mandados de prisão foram expedidos pela 1ª Vara Criminal Especializada da Capital.