Duas festas clandestinas, com total de 1.500 pessoas aglomeradas, foram interditadas em bairros da zona oeste do Rio de Janeiro neste fim de semana, segundo a Secretaria de Ordem Pública da cidade (SEOP).
No início da noite de sábado (31), os agentes fecharam um evento irregular na Ilha dos Pescadores, na Barra da Tijuca, que contava com aproximadamente mil pessoas. O estabelecimento foi interditado e autuado pela Vigilância Sanitária por aglomeração e por pessoas fumando em ambiente fechado.
Já no início da madrugada deste domingo (1°), as equipes de fiscalização encerraram uma festa rave que acontecia em um sítio localizado na avenida Menezes Cortes (Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá) e que contava com cerca de 500 pessoas. Os agentes deixaram o local após a saída de todo o público presente.
Ambos os eventos foram detectados através de denúncias feitas na Central 1746 da Prefeitura e confirmadas pelo setor de inteligência da SEOP. Desde o início do ano, 154 festas e eventos clandestinos foram interditados em toda a cidade, segundo a SEOP.
Segundo a Secretaria de Ordem Pública, apesar da queda de casos e óbitos por Covid-19 na cidade, ainda não está autorizada a realização de festas, por isso elas continuam sendo fechadas.
“O plano municipal de enfrentamento à pandemia da Covid-19 vem apresentando resultados positivos com a vacinação e a diminuição do número de óbitos e internações. No entanto, é importante a gente ressaltar que a pandemia ainda não acabou – todas as regras permanecem como antes, com algumas atividades fechadas ou funcionando parcialmente – e as fiscalizações vão continuar por toda a cidade até o fim”, disse o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale, em nota.
As fiscalizações ocorrem através dos comboios da Secretaria de Ordem Pública, que conta com agentes da Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e apoio da Polícia Militar, além da atuação destacada da Guarda Municipal em pontos com incidência de denúncias de aglomerações.
As informações são da CNN.