Peter Cassol é secretário adjunto de gestão administrativa da secretaria de estadual de Saúde do Pará. É o número 2 da pasta. Em sua casa, nesta quarta-feira (10), a Polícia Federal encontrou R$ 750 mil guardados em uma caixa térmica.
O dinheiro foi encontrado durante a execução dos mandados de busca e apreensão no âmbito da Operação Para Bellum, deflagrada para investigar suspeitas de fraudes na compra de respiradores pelo governo estadual.
A operação cumpriu 23 mandados de busca e apreensão, com autorização do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Francisco Falcão. Entre os alvos da busca, estava o governador Helder Barbalho.
Após a operação da PF, o governo do Estado publicou uma nota no Twitter informando que Cassol foi exonerado do cargo. As investigações continuam. A Para Bellum investiga compras com dispensa de licitação na saúde que chegam a R$ 50,4 milhões.
De acordo com a Polícia Federal, metade do valor empenhado nas compras foi pago de forma antecipada. O dinheiro custeou a aquisição de respiradores que para atender pacientes com Covid-19.
A entrega ocorreu com atraso e o equipamento teve que ser devolvido, porque eram diferentes do modelo que constava no projeto básico e ‘irreversíveis’ no tratamento dos pacientes.