A pandemia do coronavírus paralisou o turismos em São João da Barra (RJ), uma atividade econômica com grande importância na geração de emprego e renda. Um retrato do impacto neste segmento da economia local, é a suspensão da atividades do SESC Mineiro, um dos grandes fomentadores do turismo
Com capacidade para hospedar até 2.500 pessoas, a pousada que pertence a rede mantida pelo Serviço Social do Comércio gera 300 empregos diretos, incluindo os de empresas terceirizadas.
No mês de abril, devido as medidas protetivas adotadas contra o coronavírus, os funcionários trabalharam em sistema de rodízio e os terceirizados entraram em férias coletivas.
Por meio de uma secretária eletrônica, o Sesc Mineiro informa que a suspensão de atividades está valendo para todas as pousadas da rede, não apenas em São João da Barra. A mesma gravação informa que os turistas que estavam com hospedagens agendadas poderão remarcar para um outro período, quando a situação for normalizada ou pedir o reembolso. Entre os funcionários, no entanto, paira o medo de demissões coletivas.