Na corrida para a imunização da população contra o covid19, os municípios de São João da Barra e Quissamã no Norte Fluminense já iniciaram os entendimentos para adquirirem as doses da vacina do Instituto Butantan. Na maior cidade da região, Campos dos Goytacazes, o prefeito eleito Wladimir Garotinho sinalizou que também vai comprar a vacina.
As prefeitas reeleitas de São João da Barra e Quissamã, respectivamente, Carla Machado e Fátima Pacheco já firmaram um entendimento com o instituto. A previsão é que em janeiro de 2021 comecem a imunização nesses municípios.
Em Quissamã, a Prefeitura e o Instituto Butantan firmaram um termo de entendimento para fornecimento de mais de 36 mil doses. O documento foi assinado pelo Presidente Diretor da Fundação Butantan, professor doutor Rui Curi, e a secretaria de Saúde do município, na última sexta-feira (11).
No termo fica conciliado a previsão de fornecimento do primeiro lote já para janeiro de 2021, com as demais entregas para os meses seguintes.
SÃO JOÃO DA BARRA
Um memorando de intenção para a compra de 60 mil doses da vacina Coronavac foi assinado nesta semana pela prefeita Carla Machado.
A Secretaria Municipal de Saúde do Município informou, que também fez contato com a Fiocruz, responsável pela produção da vacina da Universidade de Oxford, e acompanha a evolução dos testes da Pfizer, que já está sendo aplicada de forma emergencial em quatro países.
— A saúde da população é nossa prioridade desde o início da pandemia. Adquirimos equipamentos, montamos uma estrutura completa e adotamos uma série de medidas para controlar o avanço da doença. Tivemos que suspender as programações oficiais de Réveillon e do verão, o que certamente impacta ainda mais a economia, mas neste momento é preciso proteger vidas. Por isso nosso pedido à população para que colabore, evitando aglomerações, usando máscara, cuidando da higienização das mãos e dos ambientes. A vacina está chegando e vamos vencer a pandemia, mas ainda precisamos muito manter os cuidados — disse Carla.
Campos dos Goytacazes
Uma das primeiras medidas tomadas pelo prefeito, Wladimir Garotinho logo quando tomar posse em janeiro de 2021 será assinar um protocolo de intenção da compra de doses da vacina.
Em entrevista à imprensa, quando recebeu o diploma ele, reafirmou que o município também vai buscar parcerias para oferecer vacina para a população.
“Também vamos fazer um protocolo de intenção para compra da vacina do Instituto Butantan e vamos, de acordo com a equipe técnica da área de saúde, seguir todas as medidas necessárias para preservar vidas”, afirmou o prefeito eleito.