No resultado de uma pesquisa estimulada, divulgada pelo Instituto Gerp nesta quinta-feira (19), o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (PRTB), aparece com 18% das intenções de votos.
Em segundo lugar aparecem tecnicamente empatados o ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT), com 7%, e o atual governador do Rio, Claudio Castro (PL), com 6%. Castro é candidato à reeleição.
Mourão é natural do Rio Grande do Sul, mas reside no Rio de Janeiro desde criança.
Como não será a opção de Jair Bolsonaro para a vice em sua tentativa de reeleição no ano que vem, estaria estudando disputar a sucessão estadual ou uma vaga no Senado pelo Estado.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), não pretende deixar o executivo municipal para disputar a sucessão estadual, contudo, não deverá ficar alheio à disputa. Ele trabalha pela candidatura de Felipe Santa Cruz, atual presidente da OAB.
De acordo com a coluna Radar, da revista Veja, a pesquisa avaliou um cenário só com os nomes que já divulgaram publicamente a intenção de disputar o governo do Estado em 2022.
Neste cenário, o deputado Marcelo Freixo lidera, com 17% das intenções de votos.
Rodrigo Neves Neves (12%) e Cláudio Castro (11%) mais uma vez aparecem tecnicamente empatados.
No quesito índice de rejeição, Freixo tem 25% e Mourão 24%. Eduardo Paes vem na sequência, com 20%, seguido de Cláudio Castro (15%), Santa Cruz (12%) e Neves (10%).
Rodrio Neves tem a menor índice de rejeição e o menor nível de conhecimento por parte dos entrevistados (34%).
O instituto Gerp divulgou que ouviu 1.200 pessoas entre os dias 10 e 17 de agosto. A margem de erro da pesquisa é de 2,8 pontos percentuais para mais ou menos.