quarta-feira, 21 outubro, 2026
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Portal Viu
Nada encontrado
Ver todos os resultados

Motorista acusado de abusos com padre de Pernambuco tentou ser pastor

Foragido, Jaílson Leonardo da Silva passou, há 15 anos, pela Assembleia de Deus Madureira, em Afogados da Ingazeira, onde atuou como diácono

redacao Por redacao
26/07/2023 - 18:03
em Cidade
A A
abusos sexuais Jaílson Leonardo da Silva passou, há 15 anos, pela Assembleia de Deus Madureira, em Afogados da Ingazeira, onde atuou como diácono. Atualmente seria evangelista em outra denominação

Jaílson Leonardo trabalhava como motorista para o padre Airton Freire: foragido e acusado de estupro, ele foi diácono em igreja evangélica (Foto: Reprodução)

Compartilhar:

O escândalo envolvendo o padre católico Airton Freire de Pernambuco, de 67 anos, acusado de abusos sexuais, chegou ao mundo evangélico. O motorista do sacerdote Jaílson Leonardo da Silva, que teria participado de atos violentos contra fiéis da igreja e está foragido, é uma figura conhecida na região por ter feito carreira no ministério da Assembleia de Deus Madureira, em Afogados da Ingazeira (PE), município que fica na região de Pajeú no estado nordestino.

Há 15 anos, ele ingressou no templo da cidade, de pouco mais de 30 mil habitantes, e chegou a diácono, uma espécie de zelador que apoia o trabalho dos pastores, abre e fecha a igreja, faz a limpeza e cuida dos preparativos para os cultos. O possível envolvimento dele no estupro da designer Sílvia Tavares, ao lado do padre Airton, que está preso, chocou os moradores e a comunidade evangélica.

O caminho natural de Jaílson seria chegar a pastor. Uma das maiores denominações do país, a Assembleia de Deus Madureira tem como líder o pastor e político Manoel Ferreira, ex-deputado pelo PSC e presidente vitalício da Convenção Nacional das Assembleias de Deus no Brasil, que reúne atualmente cerca de 20 mil pastores e tem igrejas espalhadas por todo o país e no exterior.

Com a notícia de que Jaílson teria sido pastor, a própria igreja começou a buscar vestígios da passagem dele pelo meio evangélico. Como ele não aparecia nos cadastros da igreja, que são auditáveis de acordo com o pastor Joaquim Neto, secretário-executivo da denominação no Brasil, foi preciso recorrer a integrantes da comunidade religiosa local.

Leia Também

Macaé amplia oferta de insulina glargina para crianças e idosos com diabetes

Justiça limita fiscalização de vereador em São Francisco; multa de R$ 2 mil por descumprimento

Não se pode afirmar com certeza por quanto tempo ele permaneceu em Afogados da Ingazeira, mas o fato é que ele passou por alguns processos de treinamento e preparação até se tornar diácono, o que pode ter levado alguns anos.

Deitado e nu, padre queria massagem

Sílvia Tavares contou à Polícia Civil de Pernambuco, que montou uma força-tarefa de cinco delegadas da Delegacia da Mulher para investigar as denúncias contra o padre Airton Freire, qual teria sido a participação de Jaílson Leonardo. Na denúncia, ela disse que o motorista a levou até o quarto do padre que estaria nu, à espera dela para fazer massagem.

Em seu relato, a vítima diz que Airton, que sempre pregava o desapego a bens materiais e morava numa casa de taipa, estava deitado de bruços e pediu que Jaílson a estuprasse. Enquanto isso, ele ria e se masturbava. “Ele ficava comandando a ação”, disse ela ao programa Fantástico da TV Globo, referindo-se ao padre.

— Ele disse: “Minha princesa, passei a noite todinha rezando, principalmente, por você, então eu queria uma massagem”. As pessoas dizem “mulher inocente”. Mas, para mim, ele era um santo. Quando eu cheguei no cóccix, percebi que ele estava sem nada e pulei da cama. Aí o motorista pegou a faca, botou no meu pescoço, me deu uma gravata e disse: “Quieta, se você colaborar, ninguém morre”.

Atualmente, motorista estaria atuando como evangelista

Jaílson estaria conciliando o seu trabalho como empregado do padre Airton Freire, idealizador da Fundação Terra, uma das ONGs mais respeitadas e ativas do interior de Pernambuco, com o de evangelista em outra denominação em Arcoverde (PE). A função de evangelista precede a de pastor na trajetória eclesiástica. A Assembleia de Deus Madureira estima que ele tenha se afastado de suas atividades na igreja entre os anos de 2007 e 2008. Desde então, informa não ter mais informações sobre Jaílson.

— Eu sou pastor, mas antes de ser pastor sou amante da leitura da palavra da Bíblia. A Bíblia é nossa profissão de fé. Independentemente da função eclesiástica que ele ocupava, ele tinha que ler e praticar a palavra de Deus. Ser diácono ou pastor não diminuiu a responsabilidade ministerial. A Bíblia é nossa regra de fé, nós nos alimentamos dela. Infelizmente, muitos como ele, que passaram pela igreja, depois cometeram erros e hoje estão pagando por eles. Esperamos que ele responda perante a Justiça pelos seus atos — diz o pastor Joaquim Neto, secretário-executivo do conselho da Assembleia de Deus Madureira e assessor de imprensa da denominação. — Não importa se somos evangélicos, protestantes ou católicos, todos estamos em choque, as instituições estão em choque.

Em imagens que circulam pela internet, Jaílson Leonardo aparece com uma veste branca dentro do que parece ser uma banheira de hidromassagem ou piscina, o que sugere que teria participado, quando atuava na igreja, em uma cerimônia de batismo. Essa é uma das atividades que competem a diáconos.

A Polícia Civil de Pernambuco já ouviu cerca de 60 pessoas no inquérito que investiga abusos sexuais do padre Airton Freire. O religioso foi preso preventivamente em 14 de julho e, no último domingo, foi transferido do Hospital Memorial Arcoverde, no sertão, para o Hospital Português, em Recife.

Muito conhecido por seu trabalho social na região, o padre foi acusado de participação em estupro por frequentadores de sua igreja na cidade de Arcoverde, no sertão nordestino. Após o escândalo e a prisão, Ailton teve uma crise de hipertensão arterial e um princípio de AVC.

De acordo com informações da unidade de saúde, ele estaria na UTI em estado grave. Ele tem um mandado de prisão preventiva contra ele e permaneceu numa cela isolada até passar mal no último fim de semana. Os outros dois acusados, Jaílson Leonardo, e outro empregado do padre, não identificado pela polícia, estão foragidos. A defesa de Jaílson nega que ele tenha cometido crime.

Quem é Airton Freire

Airton Freire é o idealizador da Fundação Terra, que existe há 39 anos e atua no interior de Pernambuco e do Ceará. Com a repercussão das denúncias, ele se afastou da presidência da instituição em julho. Ontem, em seu perfil no Instagram, Silvia Tavares, que denunciou Airton, lembrou aos seus seguidores que a entidade tem um papel importante na região e reproduziu um pedido de ajuda da ONG, informando sobre a necessidade de manter os serviços voltados para milhares de pessoas carentes.

Além de ter sido visto como um benfeitor durante anos, Airton Freire era popular entre os fiéis que lotavam seus cultos e o seguiam em suas redes sociais. Ao longo da vida de missionário, ele gravou 180 CDs com músicas e pregações e publicou 90 livros, além de promover retiros espirituais. Na internet, Airton tinha forte presença, reunindo 133 mil seguidores no Instagram e 38 mil inscritos em seu canal de YouTube.

— Estamos (padres) a serviço do povo. Somos retirados do povo e preparados para voltar a esse povo. E o pastor tem que ir onde estão as ovelhas. Tem que ter cheiro de ovelhas. Pastor não existe sem ovelhas. O pastor se constitui pastor a medida do cuidado com as ovelhas. Se não for assim, ele é lobo — afirmou Freire, em uma de suas entrevistas ao longo do sacerdócio.

Voto de humildade e vida de desapego material

O tom da pregação de Airton Freire era sempre marcado por uma preocupação com os mais pobres e desapego. Em uma demonstração de renúncia a bens materiais, o padre vivia isolado em uma casa de taipa, que fica a um quilômetro da gigantesca sede da Fazenda Malhada, que conta com 40 apartamentos e era usado por ele para os retiros espirituais. Lá teria ocorrido o abuso relatado pela stylist. A Polícia Civil de Pernambuco apura outras denúncias que podem gerar novos inquéritos contra o padre.

Numa pequena biografia de Airton Freire na página da Fundação Terra, consta que ele nasceu em 1955 na cidade de São José do Egito, em Pernambuco, e, ainda jovem, foi estudar em Recife, onde se formou em Filosofia, Teologia e Psicologia. Ordenou-se padre em 1982 e, no mesmo ano, foi designado para a paróquia de Arcoverde.

Poucos meses depois, chamou a atenção por decidir ir morar no local da cidade chamado de Rua do Lixo por ter um depósito de resíduos sólidos a céu aberto na qual a população mais pobre frequentava em busca de alguma coisa para comer ou vender. O texto que apresenta a vida do religioso cita que ele, “ao falar de si, costuma dizer que é um homem vestido com roupa de saco amarrada com uma corda, pois é assim que transita em qualquer lugar”.

A partir da mudança para a área miserável, ele criou a instituição para ampará-los. Atualmente, a fundação tem três escolas, duas creches, um abrigo para idosos e um centro de reabilitação física em Arcoverde e em Maracanaú, Ceará. Ao todo, são mais de três mil famílias cadastradas.

A defesa de Airton Freire alega que ele sempre se portou de forma honesta e que vai se manifestar no momento oportuno às autoridades policiais. De acordo com a reportagem da TV Globo, um homem que trabalhava com o padre afirmou ter sido drogado e acordou só de cueca e uma mulher disse que foi levada até a casinha e, chegando lá, foi recebida pelo padre nu e se masturbando. Ela disse ter fugido do local sob ameaças.

Até agora, cinco inquéritos já foram abertos contra o padre. Mas, segundo informações da Polícia Civil de Pernambuco, entre as 60 pessoas que já prestaram depoimentos há outras supostas vítimas que denunciam crimes que serão apurados em novos inquéritos. Nesta quarta-feira, as cinco delegadas da força-tarefa responsáveis pela investigação deverão dar uma entrevista quando provavelmente deverão anunciar o encerramento do inquérito aberto após o relato de Silvia Tavares.

Por nota, os advogados de Airton Freire disseram que ele é “um homem de 67 anos com sérias restrições de saúde. Desde que começou a ser alvo das acusações que refuta, afastou-se das funções eclesiásticas e da presidência da Fundação Terra, onde desenvolveu um trabalho social que atendeu milhares de pessoas nos últimos 40 anos.

Além disso, manteve-se isolado e jamais incentivou manifestações ou atos que prejudicassem as investigações, apesar de receber o apoio voluntário de milhares de fiéis. E, por último, apresentou-se espontaneamente às autoridades quando da decretação da prisão preventiva”, afirma.

Os advogados do padre também dizem que ele não atrapalhou as investigações, não coagiu testemunhas e que não há perigo de “eventuais práticas criminosas que possam pôr em risco as supostas vítimas”. “Os relatos levados às autoridades policiais remetem a supostos episódios de quase um ano atrás ou mais antigos, não sendo recentes para justificar uma prisão”.

Também em nota, a Fundação Terra informou que “mantém normalmente os importantes trabalhos sociais desenvolvidos nos estados de Pernambuco e do Ceará” e que foram de 205 mil atendimentos sociais e de saúde a pessoas carentes em 2022″.

Isso “compreendeu mais de 900 crianças nas nossas escolas, 128.000 procedimentos no Centro de Reabilitação Mens Sana. Também foram feitos “70 mil atendimentos a moradores de rua com alimentação e doações diversas a 2.500 pessoas”: “Todo o trabalho é anualmente auditado e segue as normas de boa governança financeira e administrativa e de compliance”, informou.

Com informações do Jornal O GLOBO.

Tags: #Abusos sexuais#Airton Freire#Jaílson Leonardo da Silva#Padres
Notícia anterior

Dilma se encontra com Vladimir Putin na Rússia

Próxima notícia

Ex-agente de Inteligência dos EUA diz que material biológico foi recuperado em nave alienígena

redacao

redacao

Próxima notícia
Em audiência sobre óvnis, ex-agente de Inteligência dos EUA diz que material biológico não-humano foi recuperado em nave alienígena

Ex-agente de Inteligência dos EUA diz que material biológico foi recuperado em nave alienígena

professor de viçosa acusado de estupro

Professor acusado de estupro é expulso da Universidade de Viçosa

COLUNISTAS

Entre palcos e palanques: o meio artístico ganha protagonismo na reta final da eleição

Fabrício Cabral
21/10/2026 05:09

Temperança marca a transição para outubro com mensagem de equilíbrio e renovação

Carlos Fracho
28/09/2026 05:56

Na mira do MPRJ: Ala inaugurada em 2024 no Hospital Manoel Carola nunca funcionou 

Douglas Fernandes
25/09/2026 04:20

Mentira e eleição: quando convencer vale mais que dizer a verdade

João Vicente
15/09/2026 08:44

Frederico Paes e o governo que tenta trocar espetáculo por entrega em Campos

Roberto Barbosa
07/07/2026 11:23

STF e autismo: quando a condição precisa ser visível para ser reconhecida

Karoline Barbosa
28/05/2026 09:10

Thiago Rangel mantém influência na Alerj mesmo após afastamento, aponta blog

Mathilde no Poder
14/05/2026 10:05

A história de Jacyr Barbetto em Campos dos Goytacazes-RJ (Parte II)

Leonardo Santos
01/05/2026 11:30

EDITORIAS

Brasil Canal VIU Cidade Concurso Cultura D+News Economia Esporte Fonte Exclusiva GEEK Mundo Opinião Política Saúde Tecnologia
Portal Viu
Universidade Candido MendesO

 

Notícias das cidades do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para Macaé e Campos dos Goytacazes, além dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

Conheça o Portal VIU!

E-mail: [email protected]

  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  •  
  • Política
  • Cidade
  • Fonte Exclusiva
  • Economia
  • Mundo
  • Opinião
  • D+News
  • Colunistas
  • Apuração Eleições 2026

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Brasil inteiroVer por estado
Carregando dados oficiais do TSE…
Fonte: TSEAcompanhar apuração completa →

Add New Playlist