O município de Macaé, no Norte Fluminense, avançou com as testagens massivas para as comunidades mais afastadas da zona urbana. Nesta semana, agentes de saúde do município começaram as testagens na comunidade do Trapiche, na região Serrana, e nesta quarta-feira (02) os profissionais estarão no Frade.
As testagens seguem no interior até o próximo sábado (05). A Vigilância em Saúde do município informa que para fazer a testagem, os moradores devem levar documento de identificação e comprovante de residência de 9h às 12h no hospital local. Todos devem comparecer de máscara de proteção individual.
A população participa da ação de forma voluntária. Residentes do Óleo, Crubixais e Glicério foram testados na terça-feira (1º) no posto da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Glicério.
Já nesta quarta-feira (02), os exames serão realizados para os moradores do Frade, na ESF do Frade. Na quinta-feira (03 de setembro), o mutirão será promovido na ESF de Córrego do Ouro.
Para a Bicuda Grande, Bicuda Pequena e Areia Branca o trabalho ocorrerá na ESF de Bicuda Grande na sexta-feira (04). Os testes na região serrana se encerram no sábado (05), na Unidade Mista do Sana. Não há necessidade de agendamento prévio.
O município vem realizando testagem na população gradativamente. Com a reabertura do comércio, foram realizados exames nos trabalhadores e empresários de acordo com o ramo comercial do estabelecimento. Macaé contabiliza 7.123 casos de coronavírus e 132 pessoa morreram em decorrência da Covid-19.